quem somos
núcleo evolução individual
núcleo empresarial
núcleo de educação
núcleo de saúde

Este núcleo tem como meta oferecer aos empresários um trabalho realizado com base na Teoria da Abrangência. Atualmente a Plênita coordena e desenvolve os projetos empresarias do núcleo.

 

Ele oferece ferramentas para:

  • Situar a sua empresa e o seu produto em 3 Planos. O Plano Físico, que chamaremos de "Sobrevivência", é o local que oferece as condições necessárias para elaboração do produto. O Plano Vital, que daremos o nome de "Convivência", é onde o produto da empresa coexiste com outros produtos - aqui a utilidade e a necessidade de uso do produto devem estar muito claras, com capacidade de convencimento do seu valor e de sua comercialização. O Plano Universal, por fim, é denominado de "Essência". Na Essência ainda não existe forma original nem local, mas estão à disposição todas as possibilidades do produto, que, ainda imaterial, depende da definição da empresa, a qual possibilita abertura às mudanças necessárias ou desejadas. 

  • Disponibilizar ao empresário um plano de negócio que o orienta com precisão em relação aos caminhos que sua empresa deve seguir e o capacita para alcançar suas metas empresariais. Apresenta de forma objetiva o potencial energético que possui o(s) produto(s) da empresa, mostrando de que maneira essa força é composta e em que segmento do mercado atua.

  • Avaliar o potencial energético dos recursos humanos da empresa, bem como o local onde a empresa se situa, mostrando de que forma é possível usufruir o melhor de cada um dos elementos que a compõem, ou seja: o local, o produto e o recurso humano existente, incluindo a atuação do Gestor e indicando e orientando o caminho que o empresário deve trilhar para alcançar de forma objetiva os resultados esperados.

  • Avaliar e acompanhar se os objetivos delineados nesse plano estão sendo atingidos, efetuando eventuais correções para manter a empresa no caminho adequado.

  • Desenvolver a evolução do próprio empresário ao acompanhar o crescimento da sua empresa, sabendo o que fazer e como, em qualquer ambiente em que atue e com energia própria para isso.

  • Redirecionar a carreira pela avaliação do seu potencial energético, obtendo o retorno desejado profissionalmente.

A seguir um resumo sucinto de como é elaborado o Estudo de Potencialidades de uma Empresa.Esse estudo é realizado em 8 passos, que são:

  • Estudo de Local

Avaliação da potencialidade da empresa feita tendo como referência sua existência nos 3 planos: Sobrevivência, Convivência e Essência. É traçado um Plano de Negócios, no qual são abordadas três possibilidades de caminhos para atender as expectativas apresentadas pelo empresário. Cada ramo tem um local específico de atuação.

  • Estudo do Produto da Empresa

Definição do produto, ou dos produtos, que a empresa produz e comercializa pelos seguintes critérios: pelo local onde o produto é elaborado, coexistindo nas prateleiras com outros produtos e pela necessidade de vendas e marketing e do que mais se pode obter/criar por meio deste produto, tendo em vista novas possibilidades que estão disponíveis a ele. 

  • Matriz Multidimensional

Avaliação do Gestor com uso da Matriz Multidimensional, ou seja, é avaliada a potencialidade do Gestor em relação ao seu negócio, verificando a sua capacidade de atuação/influência nos 3 planos e nos seus produtos.

  • Poder do Gestor dentro dos Espaços

Avaliação da Gestão do empresário de acordo com a sua Matriz Multidimensional e da necessidade do Produto. A empresa funciona dentro de 3 espaços possíveis: Gerência e Criatividade, Infraestrutura e Produção, Vendas e Contratos. O funcionamento dos espaços é viabilizado pela capacidade de motivação, comunicação e ação - individual, no grupo e externamente, ou seja, num ambiente fora do seu domínio. Cabe ao empresário manter o correto funcionamento dos espaços.

  • Definição dos Processos

Análise do funcionamento conjunto dos espaços pela existência de 3 processos, motivação, ação e comunicação, e pela necessidade de manter o sistema produtivo  com um funcionamento adequado. Os processos viabilizam o produto pelo movimento ininterrupto: nenhum dos processos pode parar.

  • Definição da Equipe

A Equipe de Funcionários é analisada dentro dos parâmetros necessários, ou seja, dentro dos Espaços e Processos. É muito importante que a Equipe esteja adequada ao funcionamento dos Espaços e Processos, a fim de atender às exigências produtivas do Sistema da Empresa. Cada funcionário é avaliado tanto individualmente como sendo parte da Equipe.

  • Estudo da Viabilidade

Avaliação e compatibilidade do Plano de Negócios traçado em relação à situação real, tendo em vista o Sistema Produtivo, Produto e Colaboradores. Este estudo é feito com o uso da Matriz Multidimensional.

  • Considerações Finais

São apresentadas as considerações finais e as propostas para atender às metas definidas pelo empresário dentro das possibilidades levantadas pelo Estudo.