quem somos
projetos
cursos e workshops
rituais de energização
bem-estar

Espiritualidade Prática 1 - reencontro com o Ser

O curso, baseado na Teoria da Abrangência, oferece técnicas e exercícios para o reencontro com a fonte de vitalidade que existe em cada pessoa, ou seja, para o reencontro com o seu ser, por intermédio do qual será possível trabalhar a confiança, a serenidade e a tolerância em relação às situações com as quais nos deparamos.
O trabalho com a confiança se dá pelo contato com três pontos fundamentais, que são: o hara, o terceiro olho e o timo. A tolerância será adquirida por meio da percepção objetiva das situações de que participamos. E o trabalho sobre a serenidade se dá pela volta ao nosso estado essencial, porque a serenidade é o nosso estado animalesco, primordial. Quando surge alguma ameaça externa, reagimos e depois relaxamos, voltando para a serenidade, pois a situação de tensão é totalmente antinatural para o ser humano.

No Instituto Solaris, Sofia Mountian ministra a Mestria do curso aos alunos do grupo de Alquimia.

Clique aqui para ver quando será o próximo.

 

Espiritualidade Prática 2 - luta contra a intolerância

Como continuidade, o curso Espiritualidade Prática 2, também baseado na Teoria da Abrangência, realiza um forte trabalho em torno da intolerância, tendo em vista sua superação. São identificados três tipos de intolerância: ao passado, ao presente e ao futuro.
A intolerância ao passado tem a ver com a necessidade de a pessoa se destacar em tudo aquilo que faz. Quando isso não acontece, isto é, quando ela assume grandes responsabilidades e não recebe a resposta adequada, surgem a raiva, a mágoa, a tristeza etc. O passado só se mantém aberto às emoções negativas, que não permitem externar nenhum tipo de motivação - a pessoa para e se torna incapaz de utilizar suas experiências e potencialidades. Se essas experiências não forem utilizadas, a pessoa simplesmente não irá atingir o tempo presente, ficando sem a motivação necessária para assumir algo que realmente importa. Parte do passado destaca nossa capacidade de demonstrar individualidade pelo fato de termos assumido uma responsabilidade. Quando levamos o processo até o fim, a experiência fica conosco em estado ativo.
Sobre a intolerância ao presente, sua complexidade se dá pela forte relação com a morte. A intolerância ao presente é um choque, pois, de repente, a pessoa se vê fora de situações conhecidas, antes seguras e cômodas. É o esquecimento de si em função dos papéis desempenhados na vida. Em última análise, é a intolerância a si mesmo, pois o indivíduo se esquece de quem é. No passado, ele sabia quem era e estava muito satisfeito com isso. E, de repente, alguém puxou seu tapete: o tempo, a empresa, a família etc. Daí a vida lhe dá uma chance para recomeçar, mas, para esse recomeço, ele deve morrer, pois nada pode ocupar o novo lugar se o antigo não desocupar antes.
E a intolerância ao futuro se refere a algo que ainda não aconteceu, mas que a pessoa vive mentalmente. Ela pode estar muito feliz vivendo o futuro. Nada, porém, acontece na sua vida. Se a pessoa está sonhando e não sabe onde está, irá fatalmente cair. Um dos sintomas dessa intolerância é a mania de grandeza ou de inferioridade.
Assim como o primeiro, este curso oferece técnicas e exercícios para que as pessoas possam lidar com esses problemas.

No Instituto Solaris, Sofia Mountian ministra a Mestria do curso aos alunos do grupo de Alquimia.

Clique aqui para ver quando será o próximo.

 

Os cursos Espiritualidade 1 e 2 são oferecidos uma ou duas vezes por ano. O objetivo é  atrair novos alunos e, por meio de Mestria,  preparar os solarianos para levar a Teoria da Abrangência adiante. Ao longo desses anos, mais de 100 alunos foram graduados como Mestres, recebendo permissão para ministrar os cursos fora da escola.

 

Energia Positiva Diária

O workshop Energia Positiva Diária, baseado na Teoria da Abrangência, tem quatro horas de duração e é baseado nos exercícios desenvolvidos nos cursos regulares do Solaris. São passadas noções básicas de como se preparar para enfrentar o cotidiano fazendo uso do potencial energético presente na Realidade Objetiva. Como se tomássemos uma vitamina diária de energia.
Serão oferecidas técnicas para que a pessoa participe ativamente de tudo o que o dia puder proporcionar. Por meio de lâminas criadas especialmente para o workshop, é possível observar o que significa a energia do dia, tanto no seu aspecto positivo como no negativo, com dicas de como lidar com ela. Para se manter bem, há o recurso da cor, da dança e do mantra, sendo que cada lâmina traz indicações precisas da energia reinante. Assim, caso uma emoção negativa apareça, será possível parar, observar e agir. Também foi editado um CD com músicas de Ricardo Lucas, compostas para o workshop, que acompanham cada uma das lâminas do baralho.

O curso é ministrado por Sofia Mountian, Eliana dos Santos e Virginia Vilela Leite.

Clique aqui para ver quando será o próximo.