edição nº 11 ano 2018
outros títulos do autor
Lei das Corretas Relações Humanas
Princípio da Boa Vontade
Lei do Esforço Grupal
Princípio da Unanimidade
Lei da Aproximação Espiritual
Princípio da Divindade Essencial
Paul Cézanne
     
 
veja também
Umbigo: sinônimo de vida
Paul Cézanne
Máxima solariana nº9
Novo carma
Novos tempos

Atualmente vivemos um momento caracterizado por mudanças políticas e econômicas, desequilíbrio ecológico, guerras e manifestações violentas e, ao mesmo tempo, pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que facilitam a comunicação e revelam inúmeras possibilidades criativas, e por incontáveis descobertas científicas.

Não importa o nome que damos a esta fase de nossa História, ela ainda é contraditória, acontece numa velocidade atroz e se define, principalmente, por uma grande transformação de mentalidade, que passa a incluir: compreensão ecológica, abordagem espiritual e consciência grupal. Assim, essas características, mesmo ainda com algumas expressões contrárias, facilitam a comunicação, o relacionamento e a interação de grupos.

Durante este processo de transição, começamos a aprender a ser responsáveis por nossas ações, tanto individuais quanto coletivas, e a nos relacionar corretamente. Começamos a reconhecer que a sobrevivência das futuras gerações de todos os reinos da natureza, incluindo o nosso, depende de nossa atitude presente e de nossa interação consciente com a dinâmica do universo.

Diante deste cenário, cabe a cada um se indagar:

Qual é o meu papel neste momento de transição? Como posso contribuir pessoalmente para esta nova fase da humanidade e do planeta?

Existem várias maneiras de assumirmos nossa responsabilidade neste período: podemos mudar nossas atitudes pessoais, agir em grupos, em nossa comunidade ou globalmente. No entanto, independentemente de que maneira fazemos isso, existem valores que facilitam esse processo e que devem permear quaisquer atitudes.

Divulgados pelo CEPAZ (Centro de Educação para a Paz), pelo Centro de Psicossíntese de São Paulo e por outras associações, esses valores, se compreendidos e praticados, nos possibilitam viver em harmonia com nós mesmos, com as outras pessoas, com o meio onde vivemos, com a natureza e com todo o Universo. São noções que favorecem mudanças na maneira em que pensamos e agimos e promovem uma forma de vida que estimula o estabelecimento de um ciclo novo e positivo na humanidade, baseado em interconectividade, consciência grupal, unificação, síntese e universalidade.

Os valores podem ser resumidos em três leis e princípios universais:

LEIS                                                        PRINCÍPIOS   

Corretas Relações Humanas                        Boa Vontade

Esforço Grupal                                          Unanimidade

Aproximação Espiritual                               Divindade Essencial

Nos próximos meses, vamos conhecer um pouco de cada uma das leis e princípios, e aprender a lidar com eles. Afinal, não adianta buscarmos respostas em antigos conceitos: novos tempos chegaram exigindo um novo posicionamento.

 

Texto baseado em Meditação e Síntese – Parassíntese, Visão e Missão (São Paulo, Ed. Totalidade, SP, 2004). Organizado pelo CEPAZ, o livro reúne textos de Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese.
 

Laura Paladino de Lima

A solariana Laura Paladino de Lima, integrante do Grupo Liberdade, é formada em História e Administração pela PUC-SP. Dedica-se ao estudo da História da Arte em instituições como PUC-SP, MASP e ICIB (Instituto Cultural Ítalo Brasileiro). Autora do livro Gigi e as Se(r)mentes (São Paulo, Totalidade, 2001, 2a ed.).
 

 
 
Imprimir