edição nº 10 ano 2018
outros títulos do autor
Nossos olhos
Massageando as unhas
Vinagre, nosso melhor aliado
Doutor Mindinho
Cuidando do Hara
Doutor Mindinho: uma bola de papel
Repolho, remédio para todos os males
Sal grosso ou marinho, o tempero ideal para o seu corpo
Na palma de sua mão
Receitas ideais para o seu bem-estar
     
 
veja também
Milagroso mindinho
O desafio comum do resgate ambiental
Empatia
Máxima solariana nº19
Espreguiçando e Emagrecendo

Este mês vamos falar sobre uma parte do nosso corpo que incomoda muita gente: a barriga. Quem não gostaria de “perder a barriguinha”, não é mesmo? Para isso, sugerimos um exercício muito prático, que não requer investimento financeiro algum e traz ótimos resultados. Não é necessário nenhum tipo de dieta, apenas disciplina e persistência.

O exercício foi desenvolvido pelo Dr. Kazumari Sato, um clínico geral japonês. É composto de apenas dois movimentos, que devem ser praticados preferivelmente antes das refeições principais, ou seja, três vezes ao dia. Os movimentos também podem ser feitos em outros horários, porém, recomenda-se nunca logo após as refeições. Vamos a eles:

Movimento 1: Espreguiçar-se com os braços esticados.
Em pé, com as pernas paralelas ao corpo, na largura da bacia, e os pés ligeiramente abertos (figura 1). Estique os braços, paralelos ao corpo, forçando a ponta dos dedos para cima. Mantendo-se nesta postura alongada, incline as costas para trás, de modo que seu rosto fique voltado para cima. Os pés devem estar firmes no chão, mas relaxados. Nesta posição, respire pelo nariz e solte o ar pela boca bem devagar durante 30 segundos – faça essa respiração por duas vezes.

Movimento 2: Espreguiçar-se com os braços entrelaçados.
Repita o mesmo procedimento, mas agora entrelace os dedos ao esticar os braços (figura 2).

O exercício é simples, mas os benefícios são enormes: auxilia o emagrecimento com alinhamento da coluna e da bacia e a eliminação de tensões no ombro, dor de cabeça, pressão alta, lombalgia, nervo ciático, resfriados constantes, bronquite, asma, gordura no fígado, cólica menstrual, pernas cansadas, vista cansada, rinite alérgica, alergias variadas. E, claro, ganhamos um abdômen mais enxuto!
 

Setsuko Kobashi

Setsuko Namekata Kobashi, solariana e também sócia da ONG Solaris, começou os estudos com Sofia em 1991, sempre focada na manutenção do bem-estar do corpo e da mente. É especializada na massagem Seitai e no Sootaiho, técnica de exercícios que ajuda a equilibrar o corpo no dia a dia, priorizando a respiração, a alimentação e o pensamento. Setsuko aprendeu o Sootaiho com o Dr. Takao Sunaga, discípulo do Dr. Keizo Hashimoto, o criador da técnica, na província de Niigata, no Japão.
É também grande estudiosa das plantas medicinais, interesse que firmou e aprofundou acompanhando seu pai, Kensaku Namekata, um autodidata no assunto, que, tendo publicado um livro sobre o tema, obteve reconhecimento internacional.
 

 
 
Imprimir