edição nº 10 ano 2018
outros títulos do autor
Nossos olhos
Massageando as unhas
Espreguiçando e Emagrecendo
Vinagre, nosso melhor aliado
Cuidando do Hara
Doutor Mindinho: uma bola de papel
Repolho, remédio para todos os males
Sal grosso ou marinho, o tempero ideal para o seu corpo
Na palma de sua mão
Receitas ideais para o seu bem-estar
     
 
veja também
Milagroso mindinho
O desafio comum do resgate ambiental
Empatia
Máxima solariana nº19
Doutor Mindinho

Atendendo ao pedido dos solarianos, vamos reapresentar a série Doutor Mindinho, divulgada em nosso antigo espaço.

A dica a seguir, extremamente útil a todos, não requer nenhum esforço especial de nossa parte. Basta termos um emplastro (tipo “Sabiá” ou “Salonpas”), que é acessível a qualquer pessoa, pois não é caro e é encontrado em qualquer farmácia. E seus benefícios são supreendentes!
 
O uso do emplastro exerce efeitos positivos nos problemas mais comuns, que afetam muitos de nós, tais como: insônia, ronco, ansiedade, estresse, rinite alérgica, pálpebra trêmula, coriza, bloqueio de bolsa lacrimal, dor ou dormência na língua, incontinência urinária noturna, zumbido no ouvido, tontura, tensão no ombro, dor no pescoço, mão trêmula e dormente, dor de garganta, afonia, tosse, hemorragia nasal, infecção na boca, gengiva inflamada, dor de cabeça, paralisia facial, resfriado, arteriosclerose com deficiência na locomoção (consequência de hemorragia cerebral), entre outros.

Como usar?
Aqui entra o nosso querido Doutor Mindinho: a falanginha do dedo mindinho, a qual fica entre a falange e falangeta, é o nosso ponto estratégico. O procedimento é absolutamente simples. Basta cortar um pedaço do emplastro – normalmente uma tira de 1x1 cm é suficiente – e colar na face da falanginha do seu dedo mindinho, ou, se preferir, envolva toda a falanginha com ele. Para saber em qual dedo aplicar, identifique o lado do corpo em que se localiza seu problema (dor no ouvido direito ou na pálpebra esquerda, por exemplo) e coloque a tira de emplastro na falanginha do lado correspondente. Se preferir, ponha na falanginha dos dois dedos mindinhos – o efeito será sempre benéfico. O emplastro pode ser colocado antes de dormir e retirando pela manhã.

Por que funciona?
Os nervos que percorrem nosso dedo mindinho têm ligação com nosso cérebro. Assim, quando colocamos o emplastro, facilitamos seus movimentos, restabelecendo sua flexibilidade e força. O resultado positivo é consequência do relaxamento dos nervos, que normalmente estão enrijecidos.
 
E uma última dica quanto ao emplastro: quando sentir o corpo muito rígido, coloque um emplastro grande nas costas, um pouco acima da região lombar.
 

Setsuko Kobashi

Setsuko Namekata Kobashi, solariana e também sócia da ONG Solaris, começou os estudos com Sofia em 1991, sempre focada na manutenção do bem-estar do corpo e da mente. É especializada na massagem Seitai e no Sootaiho, técnica de exercícios que ajuda a equilibrar o corpo no dia a dia, priorizando a respiração, a alimentação e o pensamento. Setsuko aprendeu o Sootaiho com o Dr. Takao Sunaga, discípulo do Dr. Keizo Hashimoto, o criador da técnica, na província de Niigata, no Japão.
É também grande estudiosa das plantas medicinais, interesse que firmou e aprofundou acompanhando seu pai, Kensaku Namekata, um autodidata no assunto, que, tendo publicado um livro sobre o tema, obteve reconhecimento internacional.
 

 
 
Imprimir