edição nº 4 ano 2019
outros títulos do autor
Ponto de vista
     
 
veja também
A importância de uma boa mastigação
Ponto de vista
Máxima solariana nº17
Zona de conforto e Plano B
Ritual da Árvore

A ONG Solaris, uma organização voltada para o desenvolvimento do ser humano, oferece dez rituais de energização, que integram mantras, exercícios e respirações, com o objetivo de ajudar o indivíduo a estabelecer contato consigo mesmo, trazendo-lhe mais confiança e alegria. São eles: Ritual da Árvore, Ritual do Indivíduo, Ritual da Luz, Ritual Regalo, Ritual da Alma, Ritual da Vida, Ritual da Esperança, Ritual dos 3 Fogos, Ritual da Liberdade e Ritual da Revelação. Os rituais, apresentados gratuitamente aos domingos na sede da ONG, foram criados por alunos dos cursos avançados do Instituto Solaris. Na Revista Solaris, vamos conhecer a história de cada um deles. 

 

 

O Início. 


Após nossa graduação no Curso Superior de Autoconhecimento e Iniciação às Ciências Esotéricas, ministrado no Instituto da Evolução Individual Solaris, com duração de oito semestres (quatro anos), não nos afastamos da escola, sempre solicitando mais conhecimentos e informações a nossa mestra Sofia Mountian.


Foi assim que, em 2002, começamos o curso de pós-graduação chamado Trabalho Alquímico, concluído em 2005, que tinha como Tese de Conclusão de Curso a incumbência de desenvolver três RITUAIS DE ENERGIZAÇÃO. 


Fomos divididos em três grupos, e cada qual elaborou um ritual sob a supervisão e orientação da nossa mestra:


Ritual da ÁRVORE;

Ritual do INDIVÍDUO;

Ritual da LUZ.


Os formandos receberam o título de Sacerdote da Egrégora Solaris e fizeram um juramento: teriam a missão de ajudar as pessoas participando de um dos rituais desenvolvidos, que seriam apresentados à comunidade com o objetivo de oferecer (doar) ao coletivo (população) o fruto obtido ao longo de anos de estudos no Solaris.


O Ritual da Árvore, como os demais, transforma em prática todo o conhecimento adquirido através da Teoria da Abrangência.


Em linhas gerais, as práticas do RITUAL DA ÁRVORE visam:


1. Revitalização da saúde: aumento do fluxo da força vital por meio da respiração, de movimentos físicos e de mantras;

2. Meditação da Árvore: busca de novas fontes de energia, que estão dentro de cada um, o Ritual da Árvore propriamente dito;

3. Despertar da serenidade, da felicidade interna, da alegria de viver e do amor universal.


Esse ritual proporciona um contato consigo mesmo, promovendo um estado de serenidade, confiança, equilíbrio, felicidade interna e alegria de viver.


Faz 10 anos que nós, Sacerdotes, começamos a ministrar os rituais de energização e temos o privilégio de perpetuar essa tarefa na sede do Solaris, oferecendo os rituais a todos que queiram usufruir dessa fonte que fortalece e revitaliza continuamente.


O grupo do Ritual da Ávore é composto por seis pessoas, Daisy Simões, José Antonio Curiati, Miriam Inoue, Patrícia Freire, Ivete Proença e Antonio Carlos dos Santos, que, muito unidas, normalmente comparecem a todas as apresentações e levam muito a sério todos os detalhes do ritual, providenciando, a cada sessão, uma grande planta, que representa a Árvore, e decorando a mesa com verde, a cor do ritual. Isso sem falar dos quitutes maravilhosos da Daisy.   


 


Antonio Carlos dos Santos

Sacerdote do SOLARIS e Membro do Grupo da Meditação da Árvore. Engenheiro Industrial Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Vice-Presidente da Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho  APAEST. Conselheiro Suplente do CREA-SP

 

 

 

 

 
 
Imprimir