edição nº 10 ano 2018
outros títulos do autor
Nossos olhos
Massageando as unhas
Espreguiçando e Emagrecendo
Vinagre, nosso melhor aliado
Doutor Mindinho
Cuidando do Hara
Repolho, remédio para todos os males
Sal grosso ou marinho, o tempero ideal para o seu corpo
Na palma de sua mão
Receitas ideais para o seu bem-estar
     
 
veja também
Milagroso mindinho
O desafio comum do resgate ambiental
Empatia
Máxima solariana nº19
Doutor Mindinho: uma bola de papel

Atendendo ao pedido dos solarianos, vamos reapresentar a série Doutor Mindinho, divulgada em nosso antigo espaço. Leia agora a segunda parte.

Os estudos de tratamento por meio do dedo mindinho foram desenvolvidos pelo Dr. Yuzuru Yasuda, um neurologista residente em Kyoto, Japão. Em sua clínica, são aplicadas as dicas que apresentamos na série "Doutor Mindinho". Dr. Yazuka deu andamento às suas pesquisas em universidades do Japão e, com sua longa experiência, constatou a importância do dedo mindinho.

O dedo mindinho, além das utilidades que já conhecemos, tem o poder de reativar e equilibrar os nervos e músculos com dificuldade de locomoção motora e exerce influência positiva em diversos problemas emocionais, como depressão e síndrome do pânico.

Podemos dividir os tratamentos com o uso do dedo mindinho em três grupos. O primeiro, comentado na última coluna, se dá pelo uso de emplastro na falanginha do dedo, que, entre outras funções, ajuda a melhorar alergias em geral e o desequilíbrio dos nervos autônomos.

Neste mês vamos tratar do segundo grupo e mostrar como o dedo mindinho pode auxiliar os tratamentos de Mal de Parkinson, endurecimento muscular e dor nos joelhos, que dificultam a locomoção.

O que fazer?
Para o procedimento, precisamos apenas de uma bola de papel (use um guardanapo ou um lenço de papel): amasse o papel até formar uma bola, depois a segure usando apenas o dedo mindinho e tente caminhar. Fazendo isso, você vai perceber mais facilidade ao se movimentar, se locomover. Importante: segure a bola com o dedo mindinho do lado que sentir mais dificuldade e apenas enquanto estiver andando.

As pessoas ficam desconfiadas quando solicitadas a experimentar o que está sendo sugerido, pois parece simples demais para surtir algum efeito. Mas que tal experimentar sem julgamentos ou preconceitos? A aplicação desta dica não traz dificuldade alguma nem contraindicações, e os resultados são surpreendentes.

Não deixe de mandar seu email para a ONG comentando os resultados ou tirando suas dúvidas.

Setsuko Kobashi

Setsuko Namekata Kobashi, solariana e também sócia da ONG Solaris, começou os estudos com Sofia em 1991, sempre focada na manutenção do bem-estar do corpo e da mente. É especializada na massagem Seitai e no Sootaiho, técnica de exercícios que ajuda a equilibrar o corpo no dia a dia, priorizando a respiração, a alimentação e o pensamento. Setsuko aprendeu o Sootaiho com o Dr. Takao Sunaga, discípulo do Dr. Keizo Hashimoto, o criador da técnica, na província de Niigata, no Japão.
É também grande estudiosa das plantas medicinais, interesse que firmou e aprofundou acompanhando seu pai, Kensaku Namekata, um autodidata no assunto, que, tendo publicado um livro sobre o tema, obteve reconhecimento internacional.
 

 
 
Imprimir