edição nº 12 ano 2017
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Bons sonhos

O uso prolongado do colchão acaba por juntar ácaros e pó. Como ficamos em contato por horas com o colchão, a falta de higiene pode acabar gerando problemas de saúde, especialmente aos que sofrem problemas respiratórios.


Há no mercado boas empresas que realizam a manutenção e a limpeza de colchões, mas vou abordar a higienização que nós mesmos podemos fazer em casa a cada 3 ou 4 meses.


A seguir, algumas indicações que podem otimizar o uso do  colchão:


  • Faça rodízio: rode seu colchão, quer na horizontal quer na vertical, para evitar as deformidades causadas pelo peso do seu corpo;
  • Se puder, coloque o colchão ao sol, já que o sol é o melhor bactericida;
  • Use o aspirador de pó nos dois lados do colchão, pois isso ajuda na remoção da poeira;
  • Troque seu colchão de acordo com as instruções do fabricante, via de regra a cada 7 ou 10 anos; 
  • Uma receita caseira para limpeza com bicarbonato de sódio: polvilhe (com uma peneira) bicarbonato de sódio em toda a superfície do colchão e deixe agir por cerca de 30 minutos. Utilize uma escova para removê-lo, principalmente nas frestas, e em seguida passe o aspirador de pó. Repita o procedimento do outro lado do colchão; 
  • Mantenha seu quarto sempre bem arejado.


Com cuidados simples, seus bons sonhos estão garantidos!


 
 
Maria Bové Martinez

Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.

 
 
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