edição nº 7 ano 2018
outros títulos do autor
Ritual do Indivíduo
     
 
veja também
Feng Shui: dicas práticas
Por que usamos incenso?
Máxima solariana nº18
Prontidão para mudanças
Despedidas

No início deste ano foi solicitado que cada grupo apresentasse um texto a ser publicado na Revista do Solaris. Me encontrei num dilema quanto ao que falar... Avaliei temas técnicos, esotéricos, corriqueiros... E finalmente decidi fazer disto um depoimento...


Despedidas fazem parte da vida de todos nós... Nos despedimos de situações, de histórias, de experiências, de pessoas, de valores... sejam estes profissionais, emocionais, psicológicos ou espirituais.


Mas por que nos despedimos? Ou por que isso é necessário? Alguns diriam que um encerramento ou um fim precisa acontecer para abrir a possibilidade do novo, será mesmo? Um novo sempre existe? Ou a despedida é um processo inexorável e irreversível?


Despedir-se também requer a capacidade de aceitar que algo necessita de um fim. É como se tudo tivesse um prazo de validade e expirasse em determinado momento, às vezes antes do esperado.


Há algum tempo que observo que as “despedidas” estão se tornando mais constantes em minha vida, o que me fez refletir sobre o quanto se está preparado para elas. Para algumas áreas da vida, parece ser mais simples a aceitação, pois o envolvimento emocional é menor; para outras, ficam cicatrizes que nos lembram do peso contido na despedida. 


Então, existe uma resposta agradável para todo este questionamento? Com certeza, não! Aceitar é o primeiro passo... Deixar o tempo passar para que a memória fique anestesiada diante da dor que se está sentindo... Agradecer pelo aprendizado e/ou experiência recebidos; porque um dia vamos nos despedir inclusive deste corpo que habitamos.


Aproveite tudo como se este fosse seu último dia! 


(Grupo Meditação do Individuo)

 

 

Flávia Moreira

Ingressou no Instituto Solaris em 1996 para buscar o autoconhecimento, o que a levou a se tornar sacerdotisa da ONG Solaris, com o intuito de auxiliar as pessoas que estão na busca do aperfeiçoamento pessoal e de propagar o aprendizado adquirido.

 
 
Imprimir