edição nº 9 ano 2018
outros títulos do autor
Sonhos
Mensagem para 2010
Mediunidade
Caminho Evolutivo no século XXI
Vivendo com seu Gestor
Regra de 3
Superação
Caminho dos Guerreiros
Legado Atlante
Criatividade
     
 
veja também
O que é pilates?
Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial
Máxima solariana nº13
Teoria da Abrangência na vida cotidiana
Lições do Arcano 20

O Arcano 20 é muito misterioso. A lâmina não tem uma figura humana, somente um anjo em forma de pássaro voando livremente. O pássaro simboliza a alma imortal.


A cabeça do pássaro possui forma humana, com a presença da glândula pineal no cocoruto. O hieróglifo (faz parte da simbologia da letra Resh) também é representado por uma cabeça humana. Em resumo, o Arcano 20 representa a mente, a cabeça consciente.


Embaixo, há um corpo deitado em forma de múmia. O vaso, no plano terreno, significa a vida humana com sua vitalidade e com possibilidade de acesso ao conhecimento durante a existência terrena. 


Vemos claramente a vida material e a espiritual. A vida material depende da vitalidade do vaso, mas a espiritual é eterna, pois não depende da força vital material.


Tudo isso remete a grandes reflexões. 


1. Vida terrena e Realidade Objetiva


Se não sair do ventre da mãe, não há como a criança aparecer individualmente; mas, uma vez abandonado o lugar protegido, ela estará sujeita ao envelhecimento, por ter se desligado da fonte de criação. Com isso, é possível dizer que a convivência entre os indivíduos somente é viável se houver uma forma sólida, mas que será desintegrada.


Nosso maior drama é a impossibilidade de nos enxergarmos em totalidade. Não vemos nosso rosto com nitidez, nem as costas. Não há como enxergar tudo. Mas o outro vê e acha impossível que o próprio indivíduo não enxergue o que parece tão óbvio. A percepção do objeto material na totalidade de sua forma sólida, com todos os ângulos e detalhes, pode ser chamada de Realidade Objetiva, a única possibilidade de convivência entre os indivíduos.


O Arcano 20 traz às pessoas realismo na observação, o que, no exagero, beira ao pessimismo. Isso, inclusive, traz certo peso, pois sempre surge a necessidade de se tomarem decisões baseadas em preocupações com a segurança e a sobrevivência.


2. Proteção e responsabilidade


O Arcano 20 gosta de zelar por estruturas, sem a necessidade de ter poder formal sobre elas, bastando protegê-las e assumir os cuidados vitais. A pessoa se autoelege responsável e passa a cuidar do cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento da estrutura; faz tudo para preservá-la, defendendo-a de modo incisivo, com sentimento de posse. Vive para ajudar as pessoas que compõem a estrutura, não exigindo nada em troca e não se destacando individualmente pelo que realiza.


Demonstra apego à propriedade material e à preservação das tradições; dedica-se à estrutura por anos, é saudosista e gosta de tudo o que é durável, fazendo o possível para não haver rompimentos nem renovações.


3. Patriotismo 


Este elemento gera patriotismo, sentimento de responsabilidade por sua terra natal, herdando e defendendo suas fronteiras e suas propriedades. Nas guerras, os inimigos lutam pela preservação de seus respectivos territórios. Uma empresa sob domínio deste elemento é do tipo familiar: lutadora, estável, que cresce de acordo com as normas estabelecidas quando fora criada, mantendo-se fiel às suas tradições, sem renovação ou mudança significativa; não faz dívidas, não diversifica os produtos, não muda de ramo, não tem versatilidade nas crises, e seus clientes e funcionários são de muitos anos.


4. Prisão material 


A simbologia do Arcano 20 traz a possibilidade de superação da casca material. É importante lembrar que a estrutura material não é eterna, portanto ela um dia quebrará e morrerá. É quando acontecerá a libertação. A pessoa não lamenta, nem sofre - fica muito bem, aproveitando a liberdade para se transformar e seguir com sua nova condição de existência. 


A prisão material à estrutura falida, mas ainda não morta, gera rancor e mau humor, além de exagero em assumir responsabilidades que não são tão necessárias. A pessoa se queixa sem parar, reclama, e tudo parece muito pesado. Isso pode provocar dores de cabeça frequentes. Nesse caso, a pessoa não está enxergando corretamente a Realidade Objetiva.


5. Liberdade e libertação


O sentido transcendental do Arcano 20 traz a possibilidade de crescer como indivíduo e de começar a buscar seu próprio caminho. O principal grito de liberdade não acontece na hora do nascimento, mas com a morte da dependência do estado material e com o encontro com o universo, que é muito maior que o mundo material. Entregar-se ao porto seguro de sua consciência, aceitando o mundo real, que transcende sua parte visível, significa a felicidade de existir que está ao alcance de todos.


O Arcano 20 representa a chance real de encontrar a tão desejada liberdade, mas para isso é preciso viver dentro da Realidade Objetiva. Isso exige coragem de separar o que é passageiro do que é real e permanente; desapego de bens materiais, de utopias de um paraíso terrestre.   


Não é fácil, mas é possível. O vaso debaixo da múmia também significa que estamos na vida material como uma fase de aprendizado. Tudo o que aprendemos deve ser submetido ao teste da Realidade Objetiva. 


Sofia Mountian

Sofia Mountian dispensa maiores apresentações – criadora da Teoria da Abrangência, fundadora do Instituto Solaris, presidente da ONG Solaris e uma das sócias da Plênita Consultoria. Sofia, no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Teoria da Abrangência, o crescimento do ser humano e assuntos de interesse dos solarianos, escreve mensalmente na Revista Solaris.

 
 
Imprimir