edição nº 11 ano 2018
outros títulos do autor
Projeto Independência Empresarial
Missão Pessoal
Inteligência Espiritual
Alma Gêmea
Teoria da Abrangência
Solaris, uma escola iniciática
Empresa, uma escola iniciática?
Alquimia, a arte de Hermes
Alquimia Empresarial
Grupo de Saúde
     
 
veja também
Umbigo: sinônimo de vida
Paul Cézanne
Máxima solariana nº9
Novo carma
Teoria da Abrangência na vida cotidiana

A Teoria da Abrangência permite o estudo abrangente da realidade, incluindo a percepção de fatores que são importantes embora desconhecidos por nós. 


A Teoria da Abrangência estuda esta realidade tão complexa levando em conta quatro níveis ou dimensões: 3ª, 4ª, 5ª e 6ª. 


Como Michio Kako, renomado cientista americano, já indicou, o mundo tridimensional representa o momento e é estático. Acrescido do tempo, o mundo de quatro dimensões está em movimento e mantém o funcionamento da realidade através de processos dinâmicos. Enquanto não temos consciência do processo, achamos que nada pode ser mudado e que qualquer mudança é uma interferência divina.


Parece tudo muito teórico, mas a realidade da 3ª, 4ª e 5ª dimensões já fazem parte do nosso cotidiano. Não conhecemos ainda a realidade da 6ª dimensão, mas é uma questão de avanço tecnológico. 


O conhecimento das dimensões é como um corretor ocular. De repente, começamos a usar os óculos certos e a enxergar o que jamais imaginávamos existir.


Vamos aplicar o conceito de dimensões ao estudo da realidade de um executivo.


A terceira dimensão é aquela que a pessoa tem sempre presente, independentemente de sua localização e ocupação profissional. A pessoa tem algo seu, insubstituível e presente o tempo todo. É o corpo físico.


O nosso corpo é a nossa companhia permanente. É impossível imaginar a vida sem ele. O corpo é a nossa 3ª dimensão, o nosso bem precioso. Estamos tão acostumados com a presença dele que o usamos como enfeite, sem entender a sua importância. Não incluímos o contato com o corpo físico na nossa vida diária, apesar de sua presença inquestionável em qualquer momento da vida.


Além do corpo, o executivo aparece com identidade profissional, ou seja, ele tem um cargo e uma função que o diferenciam das outras pessoas. Esta presença é funcional e pode ser vista como sua 4ª dimensão. 


A 4ª dimensão é a do movimento com determinada finalidade. Chamamos este movimento de processo. Existem diversos estudos sobre os processos e todos destacam o movimento direcional de acordo com o objetivo traçado. O entendimento da dinâmica do processo traz a visão de seu presente, passado e mesmo de seu futuro, já que o processo tem uma dinâmica lógica e previsível.


O executivo possui um lugar dentro do processo funcional de trabalho, demonstrando capacidade de realização plena das tarefas, conforme as necessidades estabelecidas. Cada tarefa tem conteúdo, recursos necessários e é desenvolvida durante o tempo devido.  


O executivo, como líder, atua não somente na 3ª e 4ª dimensões, mas também na 5ª, que é a dimensão sistêmica. 


O objetivo básico da 5ª dimensão é manter a vida de determinado espaço a partir da interação e do funcionamento de diversas atividades, graças ao sistema vital construído e mantido.  


Ao atuar na 5ª dimensão, o executivo consegue gerenciar simultaneamente diversos processos, inclusive em locais diferentes. 


É importante lembrar que o funcionário sempre tem a 3ª e a 4ª dimensões presentes, embora, como profissional, atue conscientemente na 4ª.


Já o líder atua também na 5ª dimensão, cumprindo o exercício de poder e mantendo a vibração necessária para influenciar as pessoas que são lideradas por ele. 


A Teoria da Abrangência oferece uma percepção multidimensional: física/corporal, funcional e vibracional. 


Como isso é possível? A partir da percepção da realidade objetiva, capaz de reunir a presença multidimensional do executivo.  


A Matriz Multidimensional é a principal ferramenta da Teoria da Abrangência. Ela traz o retrato de funcionamento do indivíduo dentro da realidade objetiva, bem como define a capacidade de alcançar o retorno desejado. As informações contidas na Matriz revelam o potencial vital e abrem novas possibilidades na vida.  (Cf. MOUNTIAN, Sofia. O Criador no Mundo Empresarial. São Paulo: Ed. Conex, 2006.)


Porém, algumas pessoas me questionavam sobre como utilizar as informações da Matriz na vida cotidiana.


Durante muitos anos, procurei desenvolver uma metodologia específica para observação instantânea de todos os componentes contidos na Matriz, os quais definem o mundo multidimensional do indivíduo. Agora as técnicas estão à disposição de qualquer pessoa que precisa se adaptar ao mundo novo – com elas, é possível observar a realidade de forma imparcial e corrigir as eventuais falhas. 


A própria pessoa consegue exercer este malabarismo, sem esforço, somente com a aprendizagem da técnica desenvolvida. O curso Executivo Multidimensional será lançado no primeiro trimestre de 2019.  


Sofia Mountian

Sofia Mountian dispensa maiores apresentações – criadora da Teoria da Abrangência, fundadora do Instituto Solaris, presidente da ONG Solaris e uma das sócias da Plênita Consultoria. Sofia, no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Teoria da Abrangência, o crescimento do ser humano e assuntos de interesse dos solarianos, escreve mensalmente na Revista Solaris.

 
 
Imprimir