edição nº 12 ano 2018
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Colágeno: faça você mesmo!

O colágeno é uma proteína que dá estrutura e elasticidade à pele. O colágeno fortalece os ossos, as unhas, o cabelo e as articulações. Nas articulações atua como lubrificante e nos tendões oferece força e rigidez, além de melhorar os aspectos de celulite da pele.  


Os alimentos mais ricos em colágeno são:

  • Gelatinas (a maioria, porém, contém açúcares e corantes);
  • Geleia de mocotó;
  • Carnes brancas e vermelhas.


Mas você pode fabricar seu próprio colágeno. Basta seguir uma receita antiga, simples e extremamente barata: o colágeno retirado dos pés de galinha.


Repasso a receita:


Um quilo de pés de galinha (de preferência, de galinhas caipiras).

Lave-os bem numa solução com água, sal e bastante suco de limão e jogue fora as unhas. Depois de limpos, descarte essa água e coloque os pés numa panela de pressão, cozinhando-os por, no mínimo, uma hora e meia em fogo brando. A água deve ser suficiente para cobrir bem os pés. 

 

Pode-se acrescentar temperos, tais como: duas cebolas, uma cabeça de alhos, salsinha, sal marinho e açafrão.  Depois de cozidos por uma hora e meia, bata tudo no liquidificador e passe numa peneira. Coloque este caldo numa travessa grande ou em potes de vidro. Após uma hora na geladeira, o caldo ganha a textura de uma gelatina, sendo excelente para restaurar as cartilagens.    

 

Na mesma forma, corte a gelatina em cubinhos na horizontal e na vertical. Você pode congelá-los e usar um cubinho por dia às refeições. Se puser em vidrinhos, use uma colher de sopa por dia. Inclusive, é possível acrescentar no arroz ou no feijão como tempero. 

 

Como é um produto de origem animal, é contraindicado a quem não consome proteínas desse tipo, como vegetarianos e veganos. 

 

 

Fonte: Dra. Gisela Savioli (nutricionista), em seu canal do Youtube (tratamento remédios naturais). 

 

 

Maria Bové Martinez

Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.

 
 
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