edição nº 12 ano 2018
outros títulos do autor
Um pouco mais de reflexologia
Depois de um dia quente de verão
Enxergando melhor
Cereais para todos os gostos
Tomate
Mastigue bem
Clorofila
Ao despertar
Algas marinhas
Óleo de melaleuca e seus benefícios
     
 
veja também
Minha experiência de 10 dias no Irã
Máxima solariana nº16
Harmonia
Colágeno: faça você mesmo!

O colágeno é uma proteína que dá estrutura e elasticidade à pele. O colágeno fortalece os ossos, as unhas, o cabelo e as articulações. Nas articulações atua como lubrificante e nos tendões oferece força e rigidez, além de melhorar os aspectos de celulite da pele.  


Os alimentos mais ricos em colágeno são:

  • Gelatinas (a maioria, porém, contém açúcares e corantes);
  • Geleia de mocotó;
  • Carnes brancas e vermelhas.


Mas você pode fabricar seu próprio colágeno. Basta seguir uma receita antiga, simples e extremamente barata: o colágeno retirado dos pés de galinha.


Repasso a receita:


Um quilo de pés de galinha (de preferência, de galinhas caipiras).

Lave-os bem numa solução com água, sal e bastante suco de limão e jogue fora as unhas. Depois de limpos, descarte essa água e coloque os pés numa panela de pressão, cozinhando-os por, no mínimo, uma hora e meia em fogo brando. A água deve ser suficiente para cobrir bem os pés. 

 

Pode-se acrescentar temperos, tais como: duas cebolas, uma cabeça de alhos, salsinha, sal marinho e açafrão.  Depois de cozidos por uma hora e meia, bata tudo no liquidificador e passe numa peneira. Coloque este caldo numa travessa grande ou em potes de vidro. Após uma hora na geladeira, o caldo ganha a textura de uma gelatina, sendo excelente para restaurar as cartilagens.    

 

Na mesma forma, corte a gelatina em cubinhos na horizontal e na vertical. Você pode congelá-los e usar um cubinho por dia às refeições. Se puser em vidrinhos, use uma colher de sopa por dia. Inclusive, é possível acrescentar no arroz ou no feijão como tempero. 

 

Como é um produto de origem animal, é contraindicado a quem não consome proteínas desse tipo, como vegetarianos e veganos. 

 

 

Fonte: Dra. Gisela Savioli (nutricionista), em seu canal do Youtube (tratamento remédios naturais). 

 

 

Maria Bové Martinez

Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.

 
 
Imprimir