teoria da abrangência
realidade objetiva
dimensões
quarta dimensão
quinta dimensão
matriz multidimensional
sexta dimensão
consciência
livros sobre teoria

Nos últimos anos houve enorme ampliação das fronteiras daquilo que chamamos Realidade. O que é invisível a olho nu há muito tempo não é mais questionado como sendo não real. Mesmo aquilo que não é percebido, sequer por instrumentos sensíveis e específicos, já é aceito como uma Realidade possível.

 

A tecnologia moderna transformou radicalmente a percepção da nossa existência, pois uma nova visão do mundo está acontecendo. O que é visível e material perdeu o seu lugar central para nós, assim como a Terra para o Universo. O homem, porém, ainda não está posicionado neste novo mundo. Ele confia no invisível quando se trata da tecnologia, mas não na própria percepção do invisível, duvidando, portanto, da sua existência. Podemos afirmar com toda a certeza que o modelo mental da percepção da realidade não evoluiu no mesmo ritmo da tecnologia.

 

Apesar disso, o convívio com essa nova Realidade mudou, e muito, o ser humano.  Cada vez mais suas ações são pressionadas por circunstâncias imprevisíveis, que tiram as certezas com as quais ele está acostumado a viver. Não existe mais estabilidade em lugar nenhum - nem no trabalho nem na família. Estamos num movimento não direcionado, caótico, buscando desesperadamente segurança e confiança. Tentamos fugir do medo que nos arrebata, da desconfiança do futuro e da incompreensão do sentido da própria existência. Conhecemos inúmeras versões que explicam o sentido do existir, mas nenhuma delas nos dá uma resposta satisfatória.

 

A Teoria da Abrangência já tem mais de 15 anos. É fundamentada em vários tipos de estudos, desde algumas linhas das Ciências Esotéricas como da Física  Quântica. Vários Mestres foram importantes, como G. I. Gurdjieff (1866 ?-1949), o filósofo P. D. Ouspensky (1878-1927) e G. O. Mebes (1869-1930). 

 

A Teoria traz um modelo muito prático para se entender a Realidade Multidimensional. Esta realidade pode ser objetiva ou subjetiva, ou seja, define quem é o ser humano dentro do seu meio ambiente e ao mesmo tempo permite o inverso - mostra o que significa o mundo para a pessoa. Possibilita o estudo da unidade e do seu meio ambiente. Ao estudar a Realidade, é possível levar ao cotidiano noções bastante complexas das  diversas dimensões de espaço e tempo, entendidas  como parte da  própria existência.

 

O modelo proposta pela Teoria da Abrangência permite interligar todas as partes da realidade - permitindo ver tudo em movimento, achando um lugar seguro para todas as etapas da existência. Este modelo reflete a realidade da nossa vida, mostrando quão impressionante é a compreensão do funcionamento de qualquer unidade, tal como uma empresa . 

 

O modelo da essência mostra a semelhança de todas as coisas, na qual a única e grande diferença é a individualidade de cada um.

 

Se fosse preciso sintetizar a Teoria em poucas palavras, poderíamos dizer que ela estuda a realidade pelo modelo da essência, que é multidimensional. É possível compará-la à antiga ciência chamada Alquimia, pois a Teoria também possibilita as transformações desejadas e mostra o indivíduo como uma unidade. A Teoria da Abrangência tem um conteúdo enorme, mas é facilmente transmitido. O conhecimento está maduro, e seu objetivo atual é incentivar sua prática diária.