teoria da abrangência
realidade objetiva
dimensões
quarta dimensão
quinta dimensão
matriz multidimensional
sexta dimensão
consciência
livros sobre teoria

Parte da Teoria da Abrangência, a Matriz Multidimensional é uma ferramenta que se expressa por meio de nove quadrantes, os quais avaliam a vitalidade de qualquer sistema em determinado local. Com essa ferramenta, é possível definir com objetividade as mudanças que devem ser delineadas. 

 

 

As colunas verticais mostram a atuação e eficiência dentro do local.

 

O primeiro Espaço é o Virtual, pois não produz nada material e é destinado à criatividade e ao gerenciamento. Nesse espaço normalmente o profissional atua sozinho e assume a responsabilidade pelas decisões gerenciais tomadas.

 

A existência no Espaço Virtual depende de três quadrantes:

  • Motivação Individual

  • Ação Individual

  • Comunicação/Fonte do Conteúdo

A relação com estes quadrantes depende exclusivamente da pessoa, pois, para fazer algo sozinha, é importante agir com a própria motivação, usando como subsídio sua fonte de conhecimento.

 

O segundo Espaço, o Operacional, é destinado ao trabalho conjunto, desenvolvido por um grupo de pessoas habilitadas a executar as atividades.  O Espaço Operacional evidencia-se nos seguintes quadrantes:

  • Comunicação/Solução Prática 

  • Motivação em Grupo

  • Ação em Grupo

A existência produtiva do grupo depende de atividades que necessitam de soluções rápidas e compreensíveis por cada participante do grupo. A motivação decorrente mantém a produção em funcionamento.

 

O terceiro Espaço é o de Contato com o Cliente, um setor, portanto, que lida com o público e exige a capacidade de comunicação para que as informações necessárias sejam obtidas pela instituição e passadas para o cliente. O Espaço do Cliente aparece nos seguintes quadrantes:

  • Ação em Público 

  • Comunicação/Troca de Informação 

  • Motivação Institucional

A atuação é possível pela ação da própria pessoa, mas sempre protegida por alguma instituição e acompanhada pelo diálogo, que pode ser estabelecido com um público desconhecido.

 

A Matriz é avaliada por Faixas Energéticas, que surgem através do processamento das respostas de um simples questionário.

 

Além da análise das colunas verticais, existem as linhas horizontais, que mostram as Redes Gerenciais. As informações contidas nas redes demonstram a capacidade de ter uma visão de conjunto, ou seja, a potencialidade de abranger todos os espaços num sistema independente, por intermédio de três áreas ou redes:

  • Rede Material: capaz de demonstrar o poder pela atuação individual, independentemente de qualquer outra pessoa ou do cargo ocupado.

  • Rede Intelectual: mostra a capacidade de exercer o poder sobre um grupo, na qualidade de uma autoridade intelectual, conquistada pela competência profissional.

  • Rede Institucional: define a possibilidade de se tornar uma autoridade institucional.

O conjunto das três redes define o poder de liderança e a capacidade criativa de uma pessoa.

 

Saiba mais:

Curso de Alquimia

Curso Depois dos 50 anos

Estudo do Empresário e da sua Empresa

Estudo do Potencial Profissional

Trabalhos de Seleção e de Remuneração dos Funcionários

Estudo de uma Empresa através de Matrizes das Áreas, Cargos e Produto Final 

Curso Gestor do Corpo