teoria da abrangência
realidade objetiva
dimensões
quarta dimensão
quinta dimensão
matriz multidimensional
sexta dimensão
consciência
livros sobre teoria

A 4ª dimensão abrange um movimento com uma finalidade clara no tempo - essa dimensão não existe sem o tempo. Um exemplo fácil é a elaboração de qualquer produto. Passamos obrigatoriamente pela necessidade de elaborar e executar um projeto e depois de  materializar a unidade, que pode ser comercializada ou não, conforme a vontade do seu criador. Ou mesmo pensando em nossa vida, que é marcada pelo tempo - vai do nascimento até a morte.

 

Hoje a humanidade vive bastante a 4ª dimensão, o próprio estilo de vida das grandes cidades força essa situação. Estamos em movimento, correndo rapidamente, porque na cidade não conseguimos mais viver sem isso. A 4ª dimensão também tem leis próprias. Ela permite a existência da 3ª dimensão através de formas acabadas e materializadas.  A construção de um prédio é um processo, com diversas formas materializadas, cuja visibilidade desaparece no produto final. É impossível ver a fundação, embora ela seja uma etapa materializada, parte integrante do prédio.

 

A 4ª dimensão é representada por um Processo Dinâmico de mudança permanente, encadeada, de uma forma à outra, através do tempo e direcionada a um Produto Final. Essa passagem por sucessivas modificações permite a materialização externa de seu Produto.

 

Qualquer processo envolve o movimento contínuo de suas atividades, cuja velocidade varia. Tudo, no entanto, está em permanente transformação. Quando um processo para, ele morre. Quando a morte não acontece, é porque outro processo entrou para dar cobertura.

 

O processo é representado por 3 ciclos. O símbolo de cada ciclo é uma cruz de braços iguais, cujo movimento giratório periódico mantém a energia básica do fenômeno. Cada braço da cruz tem o seu significado, que vamos detalhar em seguida, após tratar de aspectos mais gerais.

 

Todos os processos têm três ciclos interligados numa única missão: a de não interromper o movimento conjunto, fundamental para a sua existência. Os ciclos não têm condições de sobrevivência independente no meio ambiente. Neste movimento, cada ciclo tem a sua forma de realização e seu objetivo específico.

Podemos dizer que o sistema é o conjunto de atividades que consegue produzir um produto. O funcionamento do sistema é possível com a existência de 3 processos: de ação, de motivação e de comunicação.  Cada processo tem a sua função e sua finalidade, que é voltada para elaborar o produto correspondente. Segue abaixo o Modelo da 4ª Dimensão, ou seja, dos processos.

 

 

O Processo de Ação corresponde a uma atuação que tem em vista a transformação de um projeto com recursos definidos em um produto material, de aparência individualizada. Esta tarefa é viável pela existência de uma matéria-prima, que vai mudar sua forma para se transformar numa forma desejada ao produto.

O produto deste processo é a forma material definida.

 

O Processo de Motivação traz os esforços comuns de todas as pessoas que fazem parte do sistema. Sua finalidade é a manutenção de uma figura pública, que pode ser o nome institucional ou até uma pessoa, que neste caso perde tudo que considera individual. O Processo de Motivação mantém a vitalidade do local por meio de sua utilidade social na vida das pessoas e dá cobertura no caso de imprevistos, bem como credibilidade aos produtos e serviços utilizados pela população.

O produto deste processo é o nome institucional.

 

O Processo de Comunicação não está limitado a um local. Sua finalidade está na comunicação entre as pessoas e na introdução de novas ideias, bem como na aceitação de informações que futuramente podem ser introduzidas nos espaços. Este processo exige  liberdade de expressão e sempre foi uma grande ameaça para a Lei geral vigente. Atualmente é praticamente impossível detê-lo, o que torna a Lei Geral globalizada - tudo funciona como numa grande aldeia, onde todos sabem tudo sobre todos. 

O produto deste processo é uma informação aceita.

 

Para saber mais:

Universo Existencial do Ser Humano conforme a Teoria da Abrangência, Sofia Mountian e Toshiko Hama. Editora Instituto Solaris.

Teoria da Abrangência um conhecimento inédito de transformação e mudança nas organizações - Sofia Mountian e Toshiko Hama, Editora Cultrix.

Curso de Alquimia

Estudo Vocacional para Adolescentes

Análise dos processos empresariais