Pernas para o alto |
A dica a seguir não é exatamente um exercício, mas uma posição, também utilizada pela ioga, que gera muitos benefícios circulatórios, além de relaxamento.
Como fazer a posição?
Deite-se de costas (no chão ou na cama). Suas pernas devem estar coladas verticalmente na parede, formando um ângulo de 90 graus; braços bem soltos e leves.
Se houver alguma lesão nas costas, a posição não é recomendável. Pode-se ainda colocar uma pequena almofada na região lombar para melhorar o equilíbrio.
Ao colocarmos as pernas para o alto, alteramos o eixo de nossa postura e criamos um correto retorno venoso, o que costuma ser dificultado pela gravidade.
O calor intenso também é inimigo da boa circulação e, no fim do dia, sentimos inchaço, cansaço e uma desagradável sensação de peso.
Por quanto tempo ficar na posição?
Quinze minutos diários são suficientes e você pode aproveitá-los para meditar. É um pequeno luxo que agrega valor à qualidade da vida cotidiana.
Por fim, para quem passa muito tempo sentado:
a) Descruze as pernas. Mantenha-as separadas e os pés apoiados no chão. Também vale colocar algum tipo de apoio para que eles fiquem cerca de 15 cm acima do chão.
b) A cada hora de trabalho, levante-se da cadeira para movimentar as pernas. Divida o peso do corpo, transferindo-o de um pé para outro.
c) Se necessário, converse com seu médico sobre o uso de meias elásticas, de suplementos à base de ginkgo biloba, ou de pimenta caiena (que também ajudam a dilatar os vasos sanguíneos) |
Maria Bové Martinez |
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana. |