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Carne de soja

A carne de soja, também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja) ou PVT (proteína vegetal de soja), deixou de ser consumida só por veganos e vegetarianos e se tornou uma nova opção no cardápio.


A soja praticamente não tem carboidratos, mas é muito rica em proteínas. Por isso é mais usada para substituir alimentos de origem animal e pode ser uma boa alternativa para variar o menu.


A OneMarket, plataforma de clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva, dá algumas dicas de como preparar a carne de soja. O primeiro passo é hidratar a proteína com duas xícaras de chá de água para cada xícara de PTS utilizada. O conteúdo dobrará de tamanho no fim do processo, que deve durar pelo menos 15 minutos. Se usar água bem quente com um pouco de vinagre ou de suco de meio limão, eliminará o gosto característico do alimento. Depois, escorra a proteína de soja em uma peneira e a esprema bem, removendo todo o resíduo de água com as mãos ou com um pano bem limpo. É importante que tudo fique bem seco ou os temperos não serão absorvidos de forma correta. Pronto, agora você pode utilizar ervas, salsinha, louro ou fazer um refogado com cebola. Também pode adicionar molho de tomate ou usar sua criatividade à vontade!


A soja é uma alternativa simples, rápida e muito nutritiva. 


Maria Bové Martinez

Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.