Ácaro é o nome comum dado a inúmeras espécies de invertebrados da classe dos aracnídeos, como as aranhas e os escorpiões. Estes artrópodes podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, sendo que a maior parte deles é predador. Muitos ácaros, classificados em mais de 30 mil espécies, não são visíveis a olho nu, como as ácaros domésticos.
Os ácaros domésticos são um dos principais causadores de inúmeros problemas respiratórios, tais como: asma, rinite alérgica, doenças da pele (eczemas) e alergias em geral, que podem variar de acordo com a sensibilidade do indivíduo, alcançando níveis muito elevados de irritação.
Ambientes quentes e úmidos são ideais para a proliferação dos ácaros, que, em habitações fechadas, alimentam-se de escamas da pele humana e de animais domésticos. Por dia, o homem pode perder 1g de pele pela ação dos ácaros!
Os ácaros se alojam em colchões, carpetes, sofás, tapetes e travesseiros, onde deixam suas fezes e carcaças – que são responsáveis por muitas alergias. Os ácaros preferem roupas e materiais naturais, mas sua maior concentração se dá em locais onde há acúmulo de pó, principalmente quando existe umidade, que contribui para o seu desenvolvimento.
O que fazer?
Há uma fórmula eficaz para o combate dos ácaros que pode ser encomendada em qualquer farmácia de manipulação:
• Benzoato de benzila …………………………………… 25%
• Álcool cetoestearílico ………………………………… 3%
• Lauril sulfanato de trietanolamina ……………………100 ml
Dissolva uma colher de sopa dessa solução em 3 copos de água e use a mistura na limpeza de casa. Simples e barato.