revista solaris

Afrodisíaca pitaia

A pitaia, originária das Américas Central e do Sul, é o fruto de algumas espécies de cactos epífitos, ou seja, ela cresce apoiada nos muros e nos troncos e ramos das árvores, produzindo uma bela presença em hortas e jardins. Pode ser encontrada em variados tamanhos e cores, indo do amarelo até o vermelho-vivo. A polpa também tem diversos matizes, varia do tom esbranquiçado ao rubro. A pitaia vermelha, de casca e polpa, é o tipo mais procurado pelos consumidores.

Mesmo sendo natural dos trópicos, a pitaia ainda não é muito conhecida no Brasil – começou a ser cultivada apenas na década de 1990. Hoje em dia, a fruta aparece nos cardápios de restaurantes de importantes chefs, usada em drinks e sorbets, e nas estantes de alguns supermercados.

Estudos afirmam que a pitaia, cujo nome deriva de pitaya, “fruto de escamas”, também conhecida como fruta-do-dragão, dragon fruit, por causa da casca irregular, além da beleza exótica e do sabor agradável (entre o kiwi e o melão), tem características afrodisíacas e curativas. A pitaia contém cálcio, ferro e fósforo, nutrientes que colaboram para a manutenção dos ossos, dentes, cabelos e unhas, para a contração muscular, e para a produção de células vermelhas. É muito rica em vitamina C e ainda exerce efeitos positivos em alguns tipos de diabetes (consulte seu médico para saber se é o seu caso). A fruta, que não é muito calórica, pode ser saboreada em geleias, saladas, iogurtes, sucos, etc., e as flores também podem ser consumidas, para fazer chás ou mesmo para enfeitar pratos. Com certeza, a pitaia traz sofisticação a qualquer receita.

A dica do mês, portanto, é incluir essa fruta de rara beleza no seu cardápio ou mesmo no seu jardim – a planta, como um espécime da família das cactáceas, suporta altas temperaturas. Então: mãos à obra!

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao

Mexa-se

O exercício físico contribui para o bem-estar, a saúde mental, o bom funcionamento do coração

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora (nome científico: cucurbita maxima) são excelentes fontes de nutrientes e ricas