revista solaris

Algas marinhas

As algas marinhas contêm mais sais minerais do que qualquer outra fonte alimentar. Há milhares de anos elas são consumidas no Oriente, e atualmente, por seus benefícios à nossa saúde, seu uso está tão alastrado pelo mundo que existem até salgadinhos de algas marinhas.

Existem vários tipos de algas marinhas, que variam segundo a quantidade de luz a que foram expostas. As mais comuns, de cor marrom, hoje achadas facilmente em qualquer loja de produtos naturais, são: wakame (um dos ingredientes da sopa de missô), kombu e arame.

Experimente incluir as algas marinhas em sua dieta, as dicas a seguir irão ajudá-lo:

Wakame: tem sabor adocicado; pode ser usada em sanduíches no lugar do alface. Deixe de molho por uns 3 minutos antes de consumi-la.

Kombu: usada para realçar o sabor dos alimentos e para amaciá-los, tornando-os mais digeríveis.

Nori: principalmente no Japão, nori é muito conhecida por ser a alga que envolve o sushi. Esse tipo de alga apresenta cores variadas; pode ser acrescentada a sopas e a receitas com arroz. Vem pronta para o consumo.

Hijiki: preta, firme e rica em nutrientes. Deixe uns 20 minutos de molho antes de consumir.

Arame: são fios fibrosos de cor marrom. É excelente quando cozida com raízes e tubérculos como abóbora e inhame. Deixe de molho por 5 minutos antes de usá-la.

E, por fim, uma dica para o prato de todo brasileiro: quando cozinhar feijão, ponha uma tira de alga marinha na panela. Ela absorverá o gás do feijão, e você não terá flatulência depois de comê-lo.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Inhame

Inhame é um tubérculo de grande valor nutritivo de origem africana. De formato irregular e

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense