revista solaris

Alongando o ciático

O ciático é o mais longo nervo do corpo: desce da lombar até o pé, passando pelas nádegas e pela parte posterior da coxa.

A dor no ciático pode ser manifestada em qualquer uma das regiões por onde ele se estende, assim como as causas podem ser diversas, tais como: sobrepeso, sedentarismo, má postura, etc. Via de regra, os problemas estão associados a alterações na coluna: compressões, inflamações ou lesões. Mas há outros fatores que interferem no bem-estar de seu ciático, como, por exemplo, inflamações e hérnias de disco.

Conforme matéria publicada no site Ativo.com, “as compressões podem acontecer tanto na altura da saída da coluna como na região do músculo piriforme”.

Nas pessoas que gostam de dar uma corridinha, a dor no ciático é normalmente causada pela “síndrome do piriforme”, um músculo que se encontra embaixo do glúteo, e “o ciático passa por baixo ou pelo meio dele”.

Quando existem sintomas, é mais indicado é consultar um médico fisioterapeuta ou ortopedista para uma avaliação e um tratamento corretos.

Agora, se você estiver bem e quiser alongar o ciático, aí vai um exercício extremamente simples que leva poucos minutos e pode ser feito diariamente (imagem acima). O alongamento ajuda a diminuir dores na lombar e no ciático e faz um relaxamento intenso na coxas, glúteos, etc.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Inhame

Inhame é um tubérculo de grande valor nutritivo de origem africana. De formato irregular e

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao