revista solaris

Ano astrológico: previsões para 2023

No dia 20 de março, às 18h24min (horário de Brasília), o Sol entra no Signo de Áries, o que marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. O Ano Astrológico/Ano Solar, que em março se inicia, nada tem a ver com o ano do Calendário Gregoriano (iniciado em 1º de janeiro). O Ano Solar é baseado no caminho que o Sol percorre durante doze meses ao longo da esfera celeste. Com o início do Ano Astrológico, procure dar um novo impulso a todos os segmentos de sua vida.
O ano de 2023 será regido pela Lua. Um ano regido pelas mudanças, pelo povo e pelas mulheres. Será um bom ano para perceber e conhecer nossas emoções. Podemos ter oscilação emocional, instabilidade de humor e de sentimentos a qualquer momento. O importante será ficar atento aos instintos mais primitivos, pois eles serão postos à prova. Um ano para aprendermos sobre o afeto, o cuidar de si, a empatia e o cuidado com o outro.
No nível pessoal – a Lua nos convida a olhar para dentro de nós mesmos em busca de harmonização da energia emocional. Como é que você tem se relacionado com os seus sentimentos? Você está percebendo suas necessidades emocionais? Estes serão alguns dos questionamentos pertinentes e frequentes durante esse ano. Também iremos questionar nossos relacionamentos/parcerias, tendo, assim, a oportunidade de curar as feridas das nossas relações, colocando um ponto-final na manipulação e chantagem emocional, a fim de construirmos relações mais sadias. No lado negativo, podemos ter um comportamento excessivamente impulsivo, reagindo ao cotidiano de forma agressiva e com muita raiva e perdendo, desse modo, muita energia com atitudes e discussões desnecessárias. Será importante perceber a realidade a nossa volta. Outra dificuldade a enfrentarmos é o fato de nos tornarmos facilmente influenciados pelo clima emocional do ambiente e, assim, absorvermos energias negativas das pessoas que nos cercam.
No nível coletivo – daremos muita importância ao núcleo familiar e à nossa terra natal, além de valorizar mais o nosso planeta. Ocorrerão vários movimentos de massa, como manifestações populares, passeatas e rebeliões no mundo inteiro. Também haverá algumas instabilidades no campo econômico e nos costumes. Haverá tempestades, geadas, alagamentos e desmoronamentos, além de terremotos, tsunamis e movimento dos vulcões. Muito cuidado com o contato com a água, mares, rios, cachoeiras e praias.

MOVIMENTOS IMPORTANTES DOS PLANETAS NO CÉU EM 2023

JÚPITER EM ÁRIES
De 20 de dezembro de 2022 a 16 de maio de 2023
No nível pessoal A questão principal será: “O que eu realmente quero?; “O que me dá prazer na vida? ”. As pessoas estarão dispostas a correr riscos para crescerem e mudarem seus hábitos. Aproveitem o período para aumentar sua energia. Essa passagem favorece os nascidos no signo de fogo (Áries, Leão e Sagitário). No lado negativo, sentiremos aumento geral da agressividade e da impaciência − muitos “donos da verdade” estarão espalhados por aí. Cuidado com gastos excessivos e erros de investimentos em negócios duvidosos. A negligência e o excesso de confiança podem provocar perdas nos negócios.
No nível coletivo – Teremos novos investimentos e estímulos ligados aos esportes. Novas leis e algumas disputas sociais, principalmente em temas que envolvem a justiça, a economia e a educação. O setor automobilístico também deve renovar-se com lançamentos mais criativos. Inúmeras startups surgindo. Lançamento de muitos produtos e serviços. No lado negativo, predisposição para guerras, conflitos e violências de todos os tipos também estarão muito presentes no dia a dia da sociedade.

JÚPITER EM TOURO
De 17 de maio 2023 a 16 de maio de 2024
No nível pessoal – Traz forte tendência para atrair riqueza e ter uma boa noção do valor das coisas. Haverá predisposição de usar corretamente e se beneficiar do dinheiro e dos recursos materiais. Período bastante favorável para poupar e guardar dinheiro. Teremos melhor habilidade nos negócios, obtida por meio da paciência e firmeza de propósitos. No lado negativo dessa posição, devemos tomar cuidado com a preguiça e o comodismo, ter atenção para não atrair situações que poderão resultar em dívidas e problemas com credores, além de levar ao desperdício.
No nível coletivo – O cenário econômico deve melhorar a partir de 16 de maio de 2023. A economia produtiva volta a crescer e traz oportunidades de novos negócios. A área rural experimentará um florescimento. A gastronomia (restaurantes, docerias e padarias), a enologia e a indústria de cosméticos também serão favorecidos. No lado negativo, compraremos mais do que o necessário e, consequentemente, faremos mais dívidas. Ainda pela acomodação, pelo medo de mudar, haverá tendência de manter coisas que intimamente não desejamos mais.

SATURNO EM PEIXES
De 7 de março de 2023 a 25 de maio de 2025
De 1 de setembro de 2025 a 14 de fevereiro de 2026

No nível pessoal – Saturno rege as estruturas, traz seriedade, ordem e disciplina. No signo de Peixes, haverá mudanças de valores social e pessoal. Podemos viver um novo ciclo de amadurecimento. “O que você quer da sua vida agora?”. Este será um período importante para assumir as responsabilidades pelos próprios atos. Excelente época para abandonarmos os vícios. Observar melhor nossa saúde mental. Saturno pedirá a estruturação da nossa religiosidade, espiritualidade ou fé, com mais critério e compromisso. Um período excelente para ir atrás de suas conquistas pessoais e profissionais. No lado negativo, cuidado para não ficarmos presos às lembranças do passado. Muita agitação, preocupação excessiva e muito arrependimento por erros antigos. Lamentações inúteis sobre o passado podem destruir a criatividade e a felicidade. Também tenha cuidado com imaginação hiperativa, que pode trazer muita ansiedade e neuroses que prejudicam a saúde física e mental.
No nível coletivo Mais projetos governamentais que envolvem a cultura e as artes. Presídios, monastérios, hospitais, hospícios etc., todos esses lugares poderão passar por grandes dificuldades, o que demandará administração (Saturno) comprometida com gestão responsável. No lado negativo, terremotos e tsunamis podem ser provocados pelas placas tectônicas no fundo do mar. Além disso, acidentes marítimos expressivos poderão acontecer. Os refugiados podem ter problemas, pois as fronteiras dos países poderão se tornar mais fechadas, aumentando a xenofobia e dificultando suas vidas.

URANO EM TOURO
De 15 de maio de 2018 a 25 de abril de 2026

No nível pessoal – Observar a casa onde você tem o signo de Touro. Nessa casa você inovará e sairá do comum. Romperá os limites. Passará por grandes mudanças em relação aos valores pessoais. Será importante cultivar condutas que promovam a autoestima. Na saúde, cuide melhor do seu corpo.
No nível coletivo Ocorrerão muitas inovações tecnológicas. Haverá novos sistemas de cobrança e também novas moedas. Problemas na economia mundial. Haverá acontecimentos geológicos como terremotos, maremotos e outros eventos atmosféricos fortes.

NETUNO EM PEIXES
De 05 de abril de 2011 a 25 de janeiro de 2026

Uma época para semear um novo ciclo. Ocorrerão mudanças radicais no mundo. Nosso planeta passará por muitas tensões.
No nível pessoal Oportunidades para descobertas de faculdades espirituais e mais propensão a curas. Importante manter contato com sua espiritualidade. No lado negativo, muita confusão mental, alienação e comportamentos irrefletidos. Haverá necessidade de dissolver sentimentos e emoções ultrapassadas. Dominar as marés da confusão, insegurança e dispersão. O importante será guiar sua vida pela luz e pela espiritualidade.
No nível coletivo Movimento do povo nas ruas. Efeito nocivo das águas, com muitas chuvas e inundações. Teremos aumento de algumas epidemias. Novas drogas serão utilizadas como válvula de escape. Muita confusão mental, alienação e comportamentos irrefletidos.

PLUTÃO EM AQUARIO
De 23 de março a 11 de junho de 2023
De 21 de janeiro de 2024 a 19 de janeiro de 2044

Plutão fará uma breve entrada em Aquário por 3 meses e logo regressará para o signo de Capricórnio. Em 21 de janeiro de 2024, ele entrará definitivamente no signo de Aquário. Plutão é Hades na mitologia grega, representa o inferno, o desconhecido, o inconsciente e a sombra. No signo de Aquário, ele revolucionará tudo, é futurista, racional, criativo, político e tecnológico.
No nível pessoal – Plutão rege o poder. O grande desafio será convivermos com o diferente. Teremos muitas transformações, mas também mutações. Observe em qual casa astrológica está o signo de Aquário, pois, neste local, Plutão trará grandes transformações no nível pessoal.
No nível coletivo – A conquista do espaço sideral não aparecerá mais somente como ficção cientifica. Teremos aumento e aprofundamento nas pautas de inclusão – diferenças etárias, raças, gêneros, etnias. No lado negativo, haverá risco de várias guerras no mundo. Risco de grandes catástrofes e também muitos ataques cibernéticos (hackers). Muitas quedas de empresas tidas como prósperas. O período será difícil para líderes carismáticos com fortes oposições do povo.

Lúcia Maria Silva
Lúcia Maria Silva, além de colunista na Revista Solaris, assina o horóscopo do Portal Solaris. É bacharel em Física e licenciada em Física e Matemática pela PUC-SP. Aluna do Solaris desde 1996, promove o Estudo do Potencial Individual, baseado na Teoria da Abrangência, de Sofia Mountian. Diretora do Grupo Astrológico Terceiro Milênio, dedica-se profissionalmente à astrologia há 15 anos. Faz leitura de Mapa Astral, Revolução Solar e Sinastria. Desenvolve Mapas Astrais específicos a crianças, orientando os pais na educação dos filhos. Autora do livro Geração Terceiro Milênio - Astrologia para Crianças (Editora Gente). Trabalha também como Terapeuta Floral pelo Sistema Florais Brasileiros de Joel Aleixo desde 2000.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Fases da Lua

Cada ciclo que a Lua faz em torno da Terra tem 4 fases – nova,

Criança com Lua em Peixes

Em nossa coluna, conferimos o comportamento das crianças em relação ao seu signo solar (edições

Criança com Lua em Aquário

Em nossa coluna, conferimos o comportamento das crianças em relação ao seu signo solar (edições