Chegou o Verão!
Viva!
Como cantou a Janis Joplin, Tempos de verão e viver fica mais fácil. Eu estava vendo imagens de uma cidadezinha americana na fronteira do Canadá, eram fotos do mesmo lugar durante o inverno e durante o verão: quanta diferença (risos).
Sim, summertime, tempos de verão… férias, praia, churrascos, acampamentos, aqui acampamos muito no verão. As famílias acampam, não é só moçada como no Brasil. Uma delícia estar no meio da natureza. Sim, viver fica mais fácil… mas imagino que a Joplin nunca tenha cruzado com uma certa plantinha durante seus verões cantantes, porque, se tivesse, teria adicionado uma frase à famosa canção: mas cuidado com a poison ivy. Poison ivy é uma planta nativa dos Estados Unidos e de partes da Ásia; dona de um alérgico poderosíssimo, um verdadeiro veneno, como diz o nome. Causador de uma alergia que é difícil de descrever, um inferno. Não me surpreende que é tida como protetora das matas, ela normalmente cresce nas entradas, nas encostas das florestas, pois é in-ven-cí-vel, fulminante, e aparentemente ataca só os humanos. É personagem do DC Comics, uma vilã poderosa. Eu conheci a poison no começo da primavera. O nosso encontro foi inesquecível; eu não só toquei na planta, como também a coloquei no bolso do meu moletom. Esquece, game over. As pessoas normalmente pegam a alergia poison ivy só de esbarrar na planta, de mexer no pelo dos cachorros, que, por sua vez, esbarraram na planta — os bichos aparentemente são imunes ao veneno dela, o urishiol. O microbiólogo John Jelensko pegou poison ivy por tocar no fio da motosserra elétrica que tinha roçado na planta. Jelensko achou que não precisaria de remédio… risos (>>artigo). E, cuidado, porque a poison é bonita, como a atriz que a interpretou no cinema, a Uma Thurman do filme Batman & Robin.
A repercussão da planta na vida das pessoas é tremenda. O Jelensko mudou a carreira, passou a estudar a poison. Existem grupos religiosos que, quando pegam a infecção, usam a alergia para se entregar de forma mais profunda a Deus. Põe profundidade nisso. Você não consegue dormir, a coceira não para, a comichão não para, a alergia se alastra pelo corpo todo. A expressão que uma pessoa com poison ivy usa para descrever o que senti é to claw your skin away, ou seja, destroçar a pele, como um leão a destroçaria. De acordo com a médica holística Louise Hay, uma pessoa atrai a poison em casos extremos de vulnerabilidade. No meu caso confere; eu estava muito preocupada com a guerra da Rússia no dia do nosso encontro.
Se por acaso você estiver estressado na sua vida, preocupado, baixo astral, eu tenho a cura! Um leve toque nesta ervinha e em dois ou três dias você vai estar saudoso da vida que tinha! Uma professora e tanto a minha amiga Poison.