Na série SOOTAIHO, ouvindo seu corpo.
Dando continuidade ao aperfeiçoamento da técnica SOOTAIHO, vamos conhecer o quarto exercício da série, o qual cuida do equilíbrio da nossa bacia. O exercício exige atenção e concentração, e sua execução correta, além de ajudar a harmonizar a área da pelve, evita lombalgias, problemas no nervo ciático, hérnias de disco, dores no joelho, etc.
Como fazer?
Em pé, com os pés paralelos, fixe o olhar num ponto qualquer à sua frente. Coloque a mão esquerda na cintura, inspire e, ao expirar lentamente, vá levantando o braço direito até a mão ultrapassar a cabeça pelo lado esquerdo. Simultaneamente, o corpo deverá acompanhar o movimento da mão, inclinando-se para a esquerda, e a cintura, por sua vez, será empurrada para a direita. Pare o movimento quando sentir que atingiu o ponto máximo, no qual ainda sente o corpo confortável. O pé direito deve ficar firme no chão, enquanto o esquerdo apoia-se no calcanhar − o joelho fica ligeiramente dobrado para a frente e relaxado. O braço direito serve para manter o equilíbrio, e a cintura atua como ponto de apoio. Inspire, volte à posição inicial, expire e relaxe. Para faciliar o entendimento, veja as figuras abaixo. O exercício pode também ser feito com uma bola.
Como sempre, comece a prática descobrindo de que lado o exercício é realizado com mais facilidade. Repita o exercício 5 vezes para esse lado e, por fim, para equilibrar o corpo, faça-o uma só vez do lado oposto.
Espero que nossos exercícios estejam ajudando você na manutenção de uma vida mais saudávele equilibrada. Compartilhe os resultados conosco e boas práticas!