O azeite, óleo extraído da azeitona, o fruto das oliveiras, é um produto utilizado desde a antiguidade em diversos fins. Além dos seus benefícios para a saúde (como para os ossos, olhos, pele, memória, etc.), já sublinhados por inúmeros médicos, o azeite adiciona à comida sabor e aroma peculiares. Quanto à escolha do produto, o extravirgem é sempre preferível aos outros, pois ele conserva as propriedades naturais da oliva e tem o menor grau de acidez.
Como uma dica básica, tomar todo dia em jejum 1 colher de sopa de azeite ajuda a melhorar as funções do intestino e a pele, além de agir positivamente na revitalização geral do corpo. E, a seguir, várias sugestões para o uso do azeite:
Azeite no uso cosmético
- Na depilação: antes de fazer a depilação, aplicar o azeite na região em questão (axilas, pernas, etc.) evita o ressecamento e possíveis alergias.
- Na hora de fazer a barba: como creme de barbear, o azeite previne o ressecamento da pele e protege a lâmina.
- Nas massagens das mãos: basta besuntar uma mão com azeite e massageá-la com a outra (por entre os dedos, nas bases das unhas, etc.). Uma luva de plástico na mão que massageia garante um resultado mais eficaz.
- Na pele ressecada: aplicar o azeite em locais ressecados (pés, mãos, cotovelos, etc.), massageando-os bem, surte ótimo efeito.
Carpaccios
- De abacaxi: fatie a fruta em rodelas finas, salpique nelas um pouco de sal e raspas de limão e, por último, regue-as com azeite.
- De abacate: corte a fruta em fatias finas e condimente-as com sal, limão e azeite. O sal pode ser substituído pelo shoyu (molho de soja), e cebolinhas e cebolas bem picadas podem ser espalhadas pelas fatias.
- De peixe de carne firme: corte o filé de peixe em tiras finas (melhor se ele estiver um pouco congelado), espalhe sobre elas sal, cebola, vinagre ou limão e azeite. O shoyu pode ser usado no lugar do sal.
Outros temperos, assim como pimenta moída, azeitona picada, alcaparras, podem ser usados nas receitas. Seja criativo!
Antepastos
- De berinjela: pique a berinjela em tiras estreitas – o fruto pode ser cozido (depois a água deve ser toda espremida); assado; ou cru, nesse caso, as tiras são massageadas com bastante sal e depois lavadas e espremidas. Então, basta condimentá-las com azeite e temperos de sua preferência, como, por exemplo: azeitona, cebola, alho ralado, cenoura ralada, sal, alecrim, manjericão, orégano, pimenta, vinagre, etc.
- A mesma receita de antepasto pode ser feita com: abobrinha, shimeji, shitake, champignon ou tomate seco.
Canapés
- Faça uma mistura de alho picado ou ralado, cebola picada ou ralada, tomate picado, manjericão, sal e azeite. Espalhe-as em pães fatiados, leve tudo ao forno por alguns minutos e sirva com um fio de azeite por cima.
Patês à base de azeite
- O patê pode ser de tofu (queijo de soja), grão-de-bico cozido, ervilha cozida ou cenoura levemente cozida. Bata no liquidificador o sabor de patê de sua preferência acrescentando azeite, sal, cebola e alho refogado.
Azeite aromatizado
- Aromatizar o azeite é muito fácil! É preciso apenas submergir nele o tempero de sua escolha, como, por exemplo: alecrim, cebola desidratada, orégano, manjericão, pimenta-do-reino, pimenta dedo de moça, alho, etc.
Em sucos
- Experimente colocar um pouco de azeite em sucos de maçã, goiaba, etc.
Além disso, o azeite pode ser usado ao refogar verduras, temperar saladas, assar carnes, etc. O que vale é aproveitar as propriedades desse óleo milenar, que, além de cuidar da sua pele, substitui as gorduras de base animal e as hidrogenadas da sua dieta. Seu coração irá agradecê-lo!