Ricos em nutrientes, os cereais são um alimento energético fundamental. Quase todos os cereais integrais fazem bem à saúde, ao passo que os que passam pelo processo de refino, achados, por exemplo, no arroz branco, nos pães brancos e nas massas brancas, são destituídos da maior parte dos elementos nutritivos e das fibras. Além disso, os cereais processados comportam-se de modo análogo ao açúcar branco, cuja presença prolongada em nosso organismo é considerada por muitos especialistas altamente nociva, tanto pela produção exagerada de insulina como por sua ação antinutritiva, retendo nossos minerais e vitaminas.
É por isso que uma dieta saudável deve conter sempre as versões não refinadas dos grãos. Isso significa que devemos incluir na nossa alimentação: arroz integral, cevada pilada, amaranto, painço, etc. Em geral, quanto mais escura a cor do cereal, mais puro e benéfico ele será.
A seguir, alguns tipos de cereais para ajudar a manter seu cardápio sempre saudável e variado:
Amaranto
Amaranto é um ótimo fortificante para os pulmões e nos dias de hoje, com tamanha poluição, é extremamente benéfico para nós. Contém cálcio e magnésio.
Centeio
Centeio tem uma atuação excelente no fígado. Além disso, fazendo-se um caldo com seus grãos, você tem um ótimo remédio contra dores de cabeça.
Painço
Rico em ferro, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, o painço é uma ótima fonte alimentar. Ajuda o funcionamento do aparelho digestivo e aumenta a capacidade de absorção de nutrientes, já que sustenta o baço, nossa bateria de energia.
Triguilho
Parente próximo do trigo, só que com o dobro de proteínas. Muitas pessoas alérgicas ao trigo toleram bem a ingestão do triguilho.
Espelta
Também uma boa alternativa para os alérgicos ao trigo. Indicada em casos de constipação, colite e má digestão.
Teff
É uma semente muito pequena e saborosa. Seu alto teor proteico nos fornece bons níveis de cálcio, magnésio e ferro. Indicado para quem sente muito desejo de sal.
Quinoa
É um cereal sul-americano que está se popularizando cada vez mais, pois contém todos os aminoácidos essenciais. É, portanto, uma proteína completa e muito mais digerível do que a carne.
Agora é só escolher o cardápio de hoje! Afinal, de grão em grão…