Cravo-da-índia (ou cravinho) deriva do latim clavus, que significa “prego”. De nome científico Syzygium aromaticus, tem ação medicinal, principalmente no combate a dores e infecções.
Recolhi algumas indicações que podem nos ajudar, de uma forma caseira, no uso dos benefícios do cravo-da-índia:
Antisséptico bucal
Por suas propriedades aromáticas e antissépticas, o cravo pode ser usado para melhorar o mau hálito. Basta mascar um ou dois cravos-da-índia para perceber seus efeitos aromáticos.
Ação antioxidante
Por ser rico em vitamina A, E e betacaroteno, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
Repelente de insetos
Como é popularmente conhecido, podemos espetar cravos em bandas de limão e usá-las como repelentes. Entretanto, se você fizer um chá (receita abaixo) e acrescentar álcool na mesma proporção, misturando-os num borrifador, terá um excelente repelente de insetos (principalmente do mosquito aedes aegypti).
Tempero
Como tempero (em pó) pode ser usado com abóboras, cenouras, repolhos, bolos, sobremesas e doces em geral.
Antifúngico
O óleo essencial de cravo é um poderoso antifúngico e pode ser usado como coadjuvante no tratamento das micoses ungueais. Observe, apenas, se você tem alergia ao produto.
Contra males do estômago
O chá de cravo aumenta a secreção de enzimas gastrointestinais e alivia o mal-estar estomacal (como indigestões e flatulências).
Para fazer chá de cravo, coloque numa panela com meio litro de água uns 12 cravos, deixando ferver por cerca de 10 minutos. Coe e procure consumi-lo sem açúcar. Este chá ajuda a limpar os pulmões devido à ação expectorante. É recomendado, também, como remédio natural contra dores de cabeça.
No entanto, o uso do chá de cravo é contraindicado a lactantes, gestantes, crianças menores de 5 anos ou portadores de úlceras e gastrite.
Fontes:
Remediocaseiro.com.br
Tuasaude.com