Dando prosseguimento à série dos signos solares e as crianças, este mês a astróloga Lúcia Maria Silva descreve as que nascem sob o signo de Capricórnio.
Signo Solar
O Sol é o doador da vida. É a força vital, a essência, o impulso interior. O Sol e o signo em que ele está representam nosso propósito de vida, nossa manifestação da vontade.
Criança com Sol em Capricórnio
O Apóstolo de Cristo associado ao signo de Capricórnio é Mateus. Mateus era cobrador de impostos, até que certo dia Jesus o convidou para ser Apóstolo, aprender suas palavras e mais tarde ensiná-las ao mundo. Mateus aceitou o convite, celebrou e mudou o significado de sua vida.
Capricórnio rege os ossos, os dentes, os joelhos e a pele. Seu planeta regente é Saturno, o Deus do Tempo, que simboliza a persistência, os limites e a sabedoria.
A criança capricorniana é mais paciente, comportada e disciplinada que qualquer outra. Sempre séria, parece ser mais velha do que é. Seu jeito um tanto carrancudo e atento, apesar de inocente, intimida um pouco.
É uma criança realista, dando pouco valor a fantasias e a metas inatingíveis. Precisa muito ver os resultados práticos de suas ações. Meticulosa, cuidadosa e perseverante, encara todas as coisas com cautela, avalia as possibilidades e planeja para alcançar seus objetivos. Coleciona pessoas e objetos e apega-se a tudo o que acumula.
Tende a ser extremamente dura consigo mesma, pois é intolerante com suas fraquezas. Sua consciência precoce a julga pelos menores erros que comete, o que, sendo apenas uma criança, é bastante surpreendente. Os pais devem ajudá-la a não ser tão exigente consigo mesma.
É um tipo de pessoa que desde cedo gosta de receber responsabilidades. O capricorniano vai gostar de ter algo sob sua autoridade, nem que seja cuidar do próprio guarda-roupa.
É capaz de ter atitudes muito maduras para a idade, e isso pode fazer com que os adultos esperem dele mais do que deveriam esperar.
Mesmo que a liberdade desta criança nunca tenha sido restrita, cedo ou tarde, ela tenderá a fazê-lo por conta própria. Essa atitude está intimamente ligada com a sua necessidade de ter limites.
O jovem capricorniano pode ficar um pouco deprimido ou ter ataques inexplicáveis de mau humor. É muito preocupado e aflige-se facilmente, pode ser pelo simples fato de não querer se atrasar para a escola, ou pela curiosidade de saber como Papai Noel poderá descer pela chaminé.
Às vezes, só consegue ver o lado ruim das situações, tendendo ao pessimismo. Mas, para essa criança, isso é uma forma de proteção – sabe que, se enxergar as armadilhas, pode evitá-las.
Ajudem-na a perceber que as pessoas podem não reagir bem a esse tipo de astral e considerá-la uma desmancha-prazeres. Ela precisa ser estimulada a brincar, a divertir-se e a desenvolver seu senso de humor.
A criança sob o signo de capricórnio realmente respeita os adultos e esforça-se ativamente em copiar o modelo ditado por eles. Geralmente adora as atitudes dos pais, que devem expressar-se de forma calorosa e ensiná-la a ser tolerante consigo mesma e com os outros. Desse modo, ela aprenderá a relaxar e deixará vir à tona seu lado mais brincalhão.
A disciplina não é muito necessária, pois ela já é naturalmente muito disciplinada. Sente-se extremamente mal se a julgam incompetente ou se a tratam com desrespeito. Ela sempre vai tentar agradar os pais para receber o respeito deles.