Em nossa coluna, conferimos o comportamento das crianças em relação ao seu signo solar (edições de 2010 e 2011). Agora podemos conhecer suas tendências em função da posição da Lua. A Lua e o signo em que ela está representam emoções, condicionamentos familiares, carências emocionais, necessidade de proteção, sensibilidade, estado de humor e comportamento instintivo de defesa.
A criança com a Lua no signo de Aquário não é nem pouco convencional. É emocionalmente desprendida, mas, quando a compreendem, torna-se bastante amorosa. Não se deixa influenciar por sentimentos e emoções. Na verdade, pode até sentir-se incomodada diante de reações sentimentais.
Esta criança precisa entender que as outras pessoas podem ter menos controle sobre seus sentimentos do que ela, ou seja, deve desenvolver a tolerância e a paciência com os que possuem uma constituição emocional diferente da dela.
Por não seguir padrões, sente-se estimulada com ideias novas, métodos não ortodoxos e abordagens originais e incomuns. Gosta da liberdade de experimentar suas descobertas. Só faz o que quer e quando quer.
Suas impressões sensoriais são rápidas. A mente e as emoções reagem juntas, proporcionando muita clareza às ideias. Tem imaginação fértil e muita energia criativa, o que traz originalidade, engenhosidade e inventividade.
Os amigos são especialmente importantes para esta criança, que vivencia com prazer todas as atividades em grupo. É fascinada por todos os aspectos do universo, adora ficção científica e experiências inovadoras. Gosta muito de museus, de história natural e espaciais, de feiras de ciências e, logicamente, de computadores. É uma criança à frente de seu tempo. Opta sempre pelo não convencional.
A ética e as referências morais transmitidas pelos pais repercutirão nela de forma positiva. No entanto, quando for necessário chamar sua atenção, isso deverá ser feito sem o envolvimento de emoções, apenas com a lógica. A raiva deve ser deixada de lado, pois só assim resultados satisfatórios serão obtidos na disciplina desta criança.
Às vezes a criança com Lua em Aquário pode parecer insensível, sem emoções, mas, para compensar, eventualmente ela faz coisas muito estranhas e impulsivas. Isso se dá porque as emoções reprimidas se acumulam até um dia explodirem, o que acontece sem motivo aparente. Depender emocionalmente dos outros faz com que ela se sinta vulnerável, assim, para ela, a única segurança consiste em liberdade e independência. Mais uma vez, é uma criança que fica desconcertada com as emoções, preferindo desprender-se de tudo. Atitudes exageradas deixam-na sem reações.
Aos olhos desta criança, sua mãe é a amiga e companheira que a ensina a ser independente e humanitária. No geral, o comportamento da mãe não é rotineiro.
Relembre a importância da astrologia para a educação de seus filhos no artigo Criança e Astrologia, ressaltando que as descrições das crianças conforme a posição do Sol e da Lua no mapa astral podem ser acessadas na revista.