Dando prosseguimento à série dos signos solares e as crianças, este mês a astróloga Lúcia Maria Silva descreve as que nascem sob o signo de Gêmeos.
Signo Solar
O Sol é o doador da vida. É a força vital, a essência, o impulso interior. O Sol e o signo em que ele está representam nosso propósito de vida, a manifestação da nossa vontade.
Criança com sol em Gêmeos
O Apóstolo de Cristo associado ao signo de Gêmeos é Tiago, o Menor. Tiago era assim chamado em virtude de sua estrutura física — a alcunha também o distinguia de outro apóstolo de mesmo nome. Na juventude participou de guerrilhas contra estabelecimentos militares romanos. Depois abandonou os companheiros políticos e transformou-se num homem pacífico, dedicado à prece, à meditação e ao estudo das escrituras, hoje conhecido como “Manuscrito do Mar Morto”. Quando conheceu Cristo, tornou-se seu Apóstolo.
Gêmeos rege os braços, os ombros, o sistema nervoso e os pulmões. Seu planeta regente é Mercúrio, o Deus Mensageiro, que representa o raciocínio, a inteligência e a comunicação.
A criança geminiana tem a mente brilhante e rápida. É esperta e ativa, mas essa vibração mental não lhe dá tranquilidade física. Ela é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Para esta criança, não existe um minuto de tédio. Na verdade, ela jamais o suportaria.
Os pais precisam ficar atentos aos modos de vida do filho geminiano para que ele não se esgote em pouco tempo com tanta tensão e agitação. É preciso deixá-lo mais tranquilo e fazê-lo descansar para reabastecer as energias. Os pais devem proceder dessa maneira sempre quando necessário.
Como não consegue manter a atenção numa coisa por muito tempo (absorve tudo rapidamente), esta criança está sempre pronta para receber mais informações. Essa tendência à superficialidade deve ser observada pelos pais e educadores. O geminiano precisa ser encorajado a terminar tudo o que inicia, uma vez que acha excitante começar as coisas, mas monótono terminá-las.
A criança que nasce sob o signo de Gêmeos sempre suscita alegria e risos nos pais. Inteligente e divertida, consegue ver tudo com humor e é perfeita quando imita os outros. Os pais, no entanto, devem tentar fazer seu lado racional interagir com o emotivo. Às vezes, suas observações são irreverentes demais, mas, para o geminiano, isso é apenas seu humor e tagarelice naturais. Por não ser muito emotivo, pode tornar-se um pouco insensível às necessidades emocionais dos outros.
A criança geminiana não é possessiva. Mais do que qualquer outra criança, gosta de ganhar coisas novas, que logo perdem a importância (qualquer novidade vai atrair sua atenção). De fato o geminiano é absolutamente inconstante. Com freqüência confunde os outros, deixando-os atordoados. Às vezes ele parece realmente duas pessoas diferentes – pode abraçar uma ideia e, logo em seguida, uma oposta. Ele muda com a mesma facilidade com que se muda um canal de televisão. É preciso fazê-lo perceber que essa flexibilidade extrema muitas vezes pode ser interpretada como incoerência e volubilidade.
Esta criança adora falar e expressar suas ideias. Nem quer saber se os outros estão ouvindo o que diz ou não: o importante para ela é falar. Ela, no entanto, tem de se conscientizar de que a comunicação é uma via de mão dupla e que os outros também gostam de compartilhar o que pensam.
Como, para o novo geminiano, expressar-se verbalmente é muito importante, os pais devem arranjar algum tempo para conversar com ele todos os dias. Ele precisa de um ambiente interessante e de muitos objetos para entreter-se. Os pais também precisam ser tolerantes com as experiências que ele certamente fará, como com o tapete da sala de estar!
Quando o assunto é disciplina, esta criança só compreenderá o que isso significa se lhe for explicado o porquê de tais ações. Para melhores resultados, razões lógicas e firmes devem ser mostradas. Outra medida eficiente é o isolamento. Para a criança geminiana, a comunicação é fundamental, e isolá-la é o seu pior castigo.