Dando prosseguimento à série dos signos solares e as crianças, este mês a astróloga Lúcia Maria Silva descreve as que nascem sob o signo de Virgem.
Signo Solar
O Sol é o doador da vida. É a força vital, a essência, o impulso interior. O Sol e o signo em que ele está representam nosso propósito de vida, nossa manifestação da vontade.
Criança com Sol em Virgem
O Apóstolo de Cristo associado ao signo de Virgem é Felipe. Há poucas referências sobre ele nas Escrituras. Sua função era encontrar alojamentos e providenciar as refeições nos locais por onde passavam os Evangelistas. Ele era prático e organizado.
Virgem rege o sistema nervoso e o intestino. Seu planeta regente é Mercúrio, o Deus Mensageiro, que representa o raciocínio, a inteligência e a comunicação.
A criança virginiana é muito tímida e tem dificuldade em ser compreendida pelas pessoas mais desinibidas. É difícil para ela manifestar seus sentimentos pessoais e, às vezes, parece distante e arredia.
Precisa de muito amor e aceitação dos pais. Na maioria das vezes eles terão que tomar a iniciativa de se aproximar dela para dar e receber afeto.
Para esta criança, o incentivo e a segurança são uma necessidade constante. Ela pode desistir de fazer alguma tarefa antes mesmo de começá-la, pois teme não ser capaz de realizá-la. Na verdade, sua constante autocrítica e exigência consigo mesma a fazem se sentir limitada.
Os pais devem mostrar a ela que aprendemos muito na prática e que o andamento da tarefa é mais importante que seu resultado final. Ajudá-la sem críticas pode favorecer sua autoconfiança. Chamá-la para participar dos afazeres domésticos, por exemplo, fará com que se sinta muito útil.
O jovem virginiano é minucioso e incrivelmente observador. Só se convence das coisas depois de obter todas as informações que julga necessárias, pois, para ele, os detalhes são muito mais importantes que o contexto geral.
Esta criança estabelece padrões muito altos de exigência com relação aos outros, sendo difícil agradá-la e satisfazê-la. Quando se decepciona, fica muito crítica.
Aprender a aceitar as outras pessoas como são é um bom ponto de partida para que ela possa ajudar os outros com mais eficiência, tornando-se menos crítica e mais amorosa.
O virginiano possui grandes poderes mentais. Alta capacidade de concentração e boa memória. Seu cérebro assimila, classifica, detalha e organiza as informações. Gosta de projetos práticos, nos quais pode desenvolver suas habilidades.
Concentra-se demais em tudo e, como assume responsabilidades excessivas para a sua idade, fica nervosa, preocupada e mal-humorada. Os pais devem diverti-la, levando-a de volta ao seu mundo infantil para evitar que ela se esgote.
Para discipliná-la, pergunte a ela o que faria se fossem vocês ou como lidaria melhor com determinada situação. Vocês se surpreenderão com sua resposta. Mantenham-na sempre ocupada com pequenos serviços domésticos ou com algum trabalho manual, assim ela não vai se meter em dificuldades.