revista solaris

De quanta água você precisa?

A água corresponde a cerca de 60 a 70% da nossa composição corporal e, como sabemos, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas de quanta água você precisa, diariamente, num clima com baixa umidade relativa do ar como agora, no nosso inverno?

A quantidade varia de acordo com a idade, o peso e outros fatores, tais como a prática de atividade física, uma vez que, durante o exercício físico, perdemos mais líquidos pelo suor. Não devemos esperar ter sede para tomar água, já que ela representa o primeiro sinal de desidratação. Boca seca e urina amarela-escura também podem significar falta de água no organismo.

Como regra geral, podemos dizer que nossa necessidade diária de água varia de 30 a 35 ml por quilo. Por exemplo: se você pesa 60kg, deve beber em torno de 1,8 litro (60×30) ao longo do dia (e não de uma vez). Vale lembrar que a quantidade de água indicada para pessoas que sofrem problemas cardíacos ou renais pode ser outra e que o excesso de água também pode acarretar problemas.

Consumir água em jejum ajuda a desintoxicar o organismo e até a acelerar seu metabolismo, além de favorecer o equilíbrio do sistema linfático do corpo. Na podologia, é muito comum relacionarmos falta de água no organismo com rachaduras nos calcanhares.

Não existe um roteiro definitivo, mas é desejável tomar água:

  • ao acordar
  • meia hora antes das refeições
  • se sentir cansaço
  • no verão, de duas em duas horas
  • antes das atividades físicas necessariamente.

Por fim, é importante monitorar a ingestão de líquidos das pessoas mais velhas, já que tendem a sentir menos sede. Ofereça chás, sucos, água de coco ou água saborizada (água com adição de rodelas de laranja, limão ou folhas de hortelã).

Fontes:
tuasaude.com
Tatiana Zanin (nutricionista)

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao

Mexa-se

O exercício físico contribui para o bem-estar, a saúde mental, o bom funcionamento do coração

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora (nome científico: cucurbita maxima) são excelentes fontes de nutrientes e ricas