A água corresponde a cerca de 60 a 70% da nossa composição corporal e, como sabemos, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas de quanta água você precisa, diariamente, num clima com baixa umidade relativa do ar como agora, no nosso inverno?
A quantidade varia de acordo com a idade, o peso e outros fatores, tais como a prática de atividade física, uma vez que, durante o exercício físico, perdemos mais líquidos pelo suor. Não devemos esperar ter sede para tomar água, já que ela representa o primeiro sinal de desidratação. Boca seca e urina amarela-escura também podem significar falta de água no organismo.
Como regra geral, podemos dizer que nossa necessidade diária de água varia de 30 a 35 ml por quilo. Por exemplo: se você pesa 60kg, deve beber em torno de 1,8 litro (60×30) ao longo do dia (e não de uma vez). Vale lembrar que a quantidade de água indicada para pessoas que sofrem problemas cardíacos ou renais pode ser outra e que o excesso de água também pode acarretar problemas.
Consumir água em jejum ajuda a desintoxicar o organismo e até a acelerar seu metabolismo, além de favorecer o equilíbrio do sistema linfático do corpo. Na podologia, é muito comum relacionarmos falta de água no organismo com rachaduras nos calcanhares.
Não existe um roteiro definitivo, mas é desejável tomar água:
- ao acordar
- meia hora antes das refeições
- se sentir cansaço
- no verão, de duas em duas horas
- antes das atividades físicas necessariamente.
Por fim, é importante monitorar a ingestão de líquidos das pessoas mais velhas, já que tendem a sentir menos sede. Ofereça chás, sucos, água de coco ou água saborizada (água com adição de rodelas de laranja, limão ou folhas de hortelã).
Fontes:
tuasaude.com
Tatiana Zanin (nutricionista)