Satiko Yoo, uma interessante médica chinesa, graduou-se na faculdade de Hong Kong. Na época em que morou lá, ela notou que os moradores só ofereciam água quente, o que no começo lhe causou estranheza. Então passou a observar que as mulheres nativas andavam com roupas leves, mesmo em dias frios (Satiko, ao contrário, sempre morrendo de frio e toda empacotada). Ninguém tomava água gelada, nem mulheres nem homens. Na verdade, beber água quente é uma tradição de Hong Kong passada de geração para geração. Ainda crianças, os honcongueses começam a consumir água quente ou morna, pois já sabem que o frio é muito danoso ao organismo.
Depois de estudos feitos na faculdade, a doutora entendeu que esquentar o corpo internamente o torna externamente saudável. Ela começou a beber água quente e surpreendeu-se com a diminuição gradativa de seu peso (chegou a perder 10 quilos em 6 meses!).
Ainda hoje ela mantém o hábito e, dona de uma clínica em Tókio (Japão), recomenda a seus pacientes que façam o mesmo..
Além de ajudar a emagrecer, a água quente pode evitar vários problemas, como dor de cabeça, tosse, resfriado, prisão de ventre, lesões de pele, etc.
Dieta de água quente
Esquente de 1 a 1,5 l de água pela manhã e a reserve numa garrafa térmica. Tome de 200 a 300 ml por vez, 4 a 5 vezes ao dia. Caso ache a água insossa, pingue gotinhas de mel ou de limão nela. A água deve ser ingerida devagar, como se estivesse mastigando algo. O tratamento deve ser feito diariamente.
Vamos a alguns casos específicos:
Prisão de ventre
Para melhorar a constipação, ou prisão de ventre, aguda, tome a água ao acordar, o que vai estimular o estômago e facilitar as funções do intestino.
Perda de peso
Para incentivar o emagrecimento, tome a água antes das refeições, pois isso vai ajudar a inibir a fome.
Para rejuvenescer
Tomar água quente antes de dormir ajuda a ter um sono tranquilo e ativa o metabolismo, renovando a pele e a energia.
A temperatura ideal de nosso corpo é 36,5º. Abaixo disso, está desarmônico, ou seja, as funções dos órgãos e a circulação estão debilitadas. A água quente ou morna ajuda a restituir o equilíbrio do organismo.
Como quase todo bom tratamento, trata-se de um processo lento e que exige paciência, mas vale a pena. Além do mais, não custa nada! Que tal?