Dimensões

A Teoria da Abrangência oferece a visão multidimensional como um modelo existencial do ser humano com possibilidade de aprendizagem e aplicação prática.

É possível conhecermos a nossa vida muito melhor a partir da introdução da visão de mundo composto por dimensões.

O conhecimento das dimensões pode funcionar como um corretor da visão. De repente, começamos a usar os óculos certos e a enxergar, então, o que jamais imaginávamos existir.

O renomado físico Michio Kaku desenvolve, em seu livro Hiperespaço, a visão do mundo através de dimensões. “Talvez a noção de senso comum mais profundamente arraigada acerca de nosso mundo seja a de que ele é tridimensional. Nem é preciso dizer que comprimento, largura e profundidade são suficientes para se descrever todos os objetos de nosso universo visível”.

“Se incluirmos o tempo como uma outra dimensão, quatro dimensões são suficientes para o registro de todos os eventos no universo. Não importa onde nossos instrumentos tenham penetrado, desde as profundezas do átomo até os mais remotos confins do aglomerado galáctico, só encontramos evidencia dessas quatro dimensões’’.

Parece explicação de uma fórmula matemática. O ser humano, embora não seja uma máquina, funciona conforme certas regras válidas para uma unidade viva e independente. Nenhuma máquina sobrevive sem energia. O homem tem a sua própria fonte de energia. Mas isso não tira dele a mecanicidade no funcionamento. Já imaginaram se cada pessoa funcionasse de um modo diferente? Cada espécie tem características específicas, devidamente padronizadas. Somente conhecemos pouco sobre isso. Aliás, a existência de um padrão não significa que todos sejam parecidos, apenas o funcionamento é igual. Precisamos de comida, mas um gosta de pão e outro de macarrão.

Todo o ser vivo só pode ser conhecido em sua plenitude após a definição de suas 3a, 4a, 5a e 6a dimensões.

O mundo tridimensional sempre representa o momento e é estático. O mundo de quatro dimensões está em movimento e sabe manter o funcionamento da realidade através de processos dinâmicos. É claro que quem não está acostumado com o processo, acha que nada pode ser mudado e acredita que qualquer mudança é uma interferência divina.

O mundo de cinco dimensões é sistêmico e é responsável pela manutenção da vida de um sistema. A sua expressão no mundo visível é sempre muito forte, parecendo uma imposição energética inquestionável. Não é fácil compreendermos isso, principalmente, quando surge uma reação inesperada através de um fenômeno imposto e normalmente incompreendido.

O mundo de seis dimensões é ainda mais complexo: realmente, a sua aparição é difícil de se entender, porém, quando conhecemos o seu significado, é possível percebê-lo e até mesmo antever a sua reação.

Atualmente, a pessoa comum participa, mesmo sem ter consciência disso, dos três níveis dimensionais – tridimensional que é habitual; da quarta dimensão, pois sempre atua em algum processo, desempenhando uma função; e da quinta dimensão, pois convive bastante tempo com a realidade virtual, não material, que surge com intensa influência energética na vida cotidiana.

Os quatro Níveis de ensino do Solaris EAD abrem as portas ao aluno para usufruir plenamente os níveis dimensionais, através de modelos específicos que, uma vez aprendidos, colocam a pessoa como participante real no mundo hoje aberto somente para tecnologia mais avançada.

A aplicação prática de conhecimento permite a evolução individual suficiente para participar neste mundo ativamente como ser consciente. Nenhuma máquina será capaz de dominar e controlar sua vida sem a sua aceitação.

O Nível 1 traz o conhecimento do modelo tridimensional e permite que o ser humano aprenda utilizá-lo na sua vida cotidiana.

O Nível 2 traz o conhecimento do mundo em movimento caótico, como um processo, e garante domínio pleno deste mundo a partir de acesso a um modelo que demonstra o ser humano como participante ativo e consciente desse movimento. Acontece a conquista do mundo da 4ª dimensão.

O Nível 3 é da 5ª dimensão ou dimensão sistêmica. Ele é muito importante para demonstrar o ser humano não somente como criador, mas também a sua capacidade de assumir controle e domínio sobre o sistema. O ensino do 3º Nível traz modelo específico para ensinar o aluno como lidar com o mundo sistêmico, inclusive na sua vida cotidiana.

O Nível 4 é da 6ª dimensão e ainda não faz parte do nosso cotidiano. O modelo apresentado permite ampliar efetivamente as fronteiras existenciais da pessoa.