revista solaris

Eliminando os agrotóxicos

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos, os quais, como explica Setsuko Kobashi em artigo da Revista Solaris, “se instalam em nosso organismo, provocando muitos problemas, tais como: câncer, irritação, desconcentração e até mudanças de personalidade”, além de pressão alta, diabetes, aumento de colesterol etc.

Como o preço dos produtos orgânicos muitas vezes os tornam inacessíveis, é preferível tomarmos cuidados na lavagem e na higienização dos alimentos, especialmente das frutas e verduras.

Nesse caso, gostaria de indicar uma receita para a higienização e remoção dos agrotóxicos que aprendi com o doutor Lair Ribeiro, cardiologista renomado, útil principalmente para verduras e frutas com casca. Vamos lá:
Você vai precisar de 5 ml de tintura de iodo a 2% (qualquer farmácia tem e é bem barato) diluídos em um litro de água. As frutas e verduras devem ser deixadas de molho por uma hora nessa solução. Depois, a água deve ser descartada e o alimento em questão lavado em água corrente.

Setsuko Kobashi, especialista em plantas medicinais, chama a atenção para o uso do vinagre, baseada nos estudos de Kiyoshi Matsuo, diretor do Campo de Pesquisa aos Consumidores de Tóquio. Matsuo descobriu que o vinagre pode desintoxicar os alimentos em até 40% (incluindo de corantes e aditivos). Em verduras e legumes, por exemplo, ela recomenda cinco minutos de imersão em três copos de água e uma colher de sopa de vinagre (a água depois também deve ser descartada). Cada alimento, porém, deve ser tratado de forma específica, como podemos conferir em seu artigo.

Em todo caso, o principal é tentar evitar ao máximo aditivos químicos, corantes artificiais e agrotóxicos, vilões da nossa saúde e bem-estar.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Inhame

Inhame é um tubérculo de grande valor nutritivo de origem africana. De formato irregular e

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao