De acordo com a Dra. Luciana Passoni, médica tricologista, a escovação do cabelo auxilia no estímulo da circulação sanguínea e na nutrição do folículo piloso. “Ao escovar os cabelos antes de dormir, alinhamos os fios e retiramos os nós que se formam durante o dia.”
Escovar o cabelo à noite, antes de dormir, parece ser bastante proveitoso, já que a circulação sanguínea é ativada e deixa os fios mais saudáveis. A prática ajuda a espalhar, também, os óleos naturais do cabelo que, muitas vezes, ficam concentrados na raiz, dando brilho aos fios.
“No entanto, não há necessidade de exagerar.” “Dez ou vinte vezes são suficientes para melhorar o aspecto dos fios”, relata Valéria Marcondes, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD). De acordo com a especialista, o truque funciona bem para quem tem cabelos secos ou normais, mas deve ser evitado por quem tem cabelos mais oleosos.
Algumas dicas para manter a saúde capilar:
- Não se deve escovar os cabelos molhados. Isso irá esticar o fio e fazer com que ele se quebre;
- Opte por escovas de cerdas naturais e pentes de madeira, que agridem menos na hora da escovação;
- Corte constantemente as pontas para deixá-las com um aspecto mais uniforme;
- O ideal é lavar os cabelos de duas a três vezes por semana. Evite água muito quente ou excesso de xampu, porque é possível alterar a flora de bactérias presentes no couro cabeludo;
- Evite alimentos que prejudicam a qualidade dos cabelos, como açúcar refinado e carboidratos de alto índice glicêmico (como a farinha branca);
- Adote uma dieta rica em proteínas, principalmente animal. Esses alimentos são essenciais para a boa saúde dos cabelos, já que a estrutura dos fios é essencialmente formada por proteínas.
Fontes:
vejasp.abril.com.br
pergunteaodoutor.com.br
terra.com.br