revista solaris

Espelho, espelho meu…

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?” Eis a famosa fala da rainha má de Branca de Neve.
Espelhos criam uma falsa percepção da realidade. Será possível encontrar um espelho que reflita a pessoa tal como ela é? Que não mostre apenas sua aparência, mas também sua personalidade, entre outros aspectos existenciais?

Os solarianos conhecem um instrumento assim, é o Eneagrama Multidimensional (EMD). Um espelho objetivo, capaz de responder a dúvidas existenciais e de ser uma fonte de auto-observação, promovendo possíveis ajustes comportamentais.

Criei este modelo em 1988, quando estava em busca de algo que definisse uma unidade tanto em seu interior, quanto em seu exterior. Lembrei-me do Eneagrama, símbolo que conheci através do livro de Ouspensky sobre Gurdjieff, Fragmentos de um conhecimento desconhecido (Ed. Pensamento).

O primeiro Eneagrama montado foi o meu. Fiquei impressionada com a exatidão do meu retrato existencial. Claro que, inicialmente, o contato com o Eneagrama foi mais intuitivo, mas, no decorrer dos anos, transformou-se em um conhecimento sistematizado que comecei a transmitir às pessoas.

Passaram-se quase 36 anos desde então, mas continuo utilizando o mesmo Eneagrama, que consegue responder com a mesma objetividade a tudo aquilo que se refere a mim.

O Eneagrama pode ser comparado a uma foto válida para a vida toda. Não há necessidade de tirar outras. O modelo é dinâmico, portanto, a foto se autoajusta e continua atual, tanto em orientações para anos futuros, explicando o passado, como em observações para ajustes diários.

O nome Eneagrama Multidimensional tem o intuito destacar a abrangência das informações contidas. O ser humano, enquanto indivíduo, pode ser representado das seguintes maneiras:

• Como uma vida independente material que acontece dentro de um sistema social estabelecido, o qual pode ou não ser aceito pelo indivíduo. Essa vida muda conforme a idade da pessoa;

• Como uma personalidade que delineia uma presença diferenciada no mundo, envolvendo aspectos emocionais e intelectuais. A personalidade nasce com o ser humano e sua representação é única;

• Como seu corpo físico, que funciona independentemente da sua vontade, porém está sujeito a influências externas.

O EMD (Eneagrama Multidimensional) pode ser usado como um preciso indicador comportamental, psicossomático e mental. Sua vantagem está exatamente na abrangência dos indicadores e o mais importante: há interligação entre eles!

É como a descrição do Padrão de Correspondência do livro O Caibalion (Ed. Pensamento):
“As realidades não são nem iguais, nem semelhantes, pois nenhuma delas têm a aparência comum. Porém existe uma correspondência entre elas, pois o modelo das dimensões é universal e se aplica a qualquer realidade”.

Conhecer o seu Eneagrama MD1 é um valioso e útil presente que uma pessoa pode oferecer para si mesma.

  1. Nos dias 29 de abril, 13 e 27 de maio, às segundas, Sofia Mountian vai oferecer três aulas gratuitas, via Zoom, das 20 às 21h, para mostrar o uso diário do Eneagrama. As aulas estão abertas a todos os interessados, desde que já tenham seu Eneagrama. Mais informações: [email protected] ou pelos telefones 11 99787-3198 e 11 3666-1477 ↩︎
Sofia Mountian
Sofia Mountian dispensa maiores apresentações – criadora da Teoria da Abrangência, fundadora do Instituto Solaris, presidente da ONG Solaris e uma das sócias da Plênita Consultoria. Sofia, no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Teoria da Abrangência, o crescimento do ser humano e assuntos de interesse dos solarianos, escreve mensalmente na Revista Solaris.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Rosita

Encontrei no Instagram uma história curiosa. Uma senhora (não sei o nome, mas com aparência

Prosperidade

O que é a prosperidade?Se olharmos pela internet: “Prosperidade é o estado ou qualidade do

Aprendendo a mudar

Em muitas regiões do mundo circulavam histórias sobre o reino lendário chamado Shambala ou Agartha,