Na série SOOTAIHO, ouvindo seu corpo.
Dando continuidade à série SOOTAIHO, vamos a mais um exercício que, como sempre, é bastante simples e funcional. O exercício de flexão do corpo ajuda a melhorar as funções de diversos órgãos, principalmente: coração, estômago, intestino delgado e grosso, rins, bexiga, fígado e vesícula.
O que fazer?
Em pé, com os pés paralelos, deixe o cervical, os ombros e os braços bem relaxados e soltos. Primeiramente, vamos flexionar o corpo para a frente. Inspire e, ao expirar, vá dobrando o corpo lentamente, até onde conseguir, ou seja, enquanto ainda senti-lo à vontade. Então, pare o corpo nesse ponto, solte-o e relaxe. Para voltar à posição inicial, inspire, levante antes o rosto e, durante a expiração, erga o corpo devagar.
Agora flexionaremos o corpo para trás. Coloque as mãos na cintura, inspire e, ao expirar, dobre o corpo, também até onde conseguir alcançar sem forçar. Então solte o corpo e relaxe. Para retornar a posição inicial, inspire e, vagarosamente, levante-se durante a expiração.
Como todos os exercícios de SOOTAIHO, deve-se sempre averiguar antes qual das direções (no caso, para a frente ou para trás) é praticada com mais comodidade. Assim, realize o movimento 5 vezes para o sentido de mais conforto, e uma vez para o oposto, para manter o equilíbrio.
Exercitando diariamente, o jovem em pouco tempo conseguirá encostar a palma da mão no chão. No entanto, mesmo pessoas mais velhas, praticando o exercício por um ano, vão sentir o corpo mais leve e flexível. Para obter resultados, o importante é praticar regularmente.
SOOTAIHO é composto de uma série de exercícios que visam à saúde e ao bem-estar do corpo, sempre buscando sua harmonia natural. Por isso, sempre que possível, pratique-os: seu corpo agradecerá.