revista solaris

Hard e Soft Skills

A Teoria da Abrangência apresenta modelos de autoconhecimento extremamente válidos para a adaptação do ser humano aos novos tempos. Um dos modelos, chamado Matriz Multidimensional, oferece amplo conhecimento de habilidades inatas do ser humano, chamadas soft skills. Vamos entender o que isso significa.

Conforme o site do Sebrae:

“As hard skills, também conhecidas como habilidades e especialidade técnicas, são um conjunto de aptidões de conhecimento formal. São elas que demonstram o seu nível de aperfeiçoamento profissional e abrem os caminhos para a sua jornada de crescimento no mercado.
As soft skills nada mais são do que um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana. Reúnem as características necessárias que um profissional possua ou desenvolva que não estão diretamente relacionadas com seu trabalho na empresa ou com a posição que ocupam.
As soft skills que não podem faltar ao nenhum profissional são: Comunicação, Liderança, Flexibilidade e resiliência, Saber trabalhar em equipe, Criatividade, Proatividade, Empatia, ética e pensamento crítico”.

No mesmo site, afirmam que o ponto de partida para desenvolver as habilidades soft skills é o autoconhecimento.

O objetivo principal da Teoria da Abrangência é justamente obter autoconhecimento, e de maneira individualizada. Cada aluno tem acesso ao seu próprio Eneagrama e Matriz Multidimensional, que abrem possibilidades não somente de se conhecer, mas também de desenvolver suas habilidades inatas.

Surge a pergunta: por que as soft skills se tornaram tão importantes nos últimos anos?
A ideia sobre a entrada da humanidade na 5ª dimensão está cada vez mais disseminada, mas normalmente se destaca a passagem da 3ª dimensão física para a 5ª dimensão energética. Por alguma razão, a 4ª dimensão fica esquecida.

A 4ª dimensão, no entanto, é responsável pela aprendizagem, que, uma vez desenvolvida, oferece hard skills extremamente valiosas. O fato de uma pessoa ter acesso a um conhecimento e aplicá-lo em sua função a diferencia muito dos outros profissionais.

Já as soft skills são inatas, ou seja, já nascemos com elas. Não aparecem, porém, em nosso cotidiano (3ª dimensão) e não são facilmente reconhecidas e aprendidas (4ª dimensão). Sua presença é sentida em situações especiais que envolvem a 5ª dimensão.

Conforme Jorge Salum, psicoterapeuta multidimensional, “a 5ª dimensão se encontra em frequências vibracionais mais altas, é onde habita o nosso Eu Divino, nossa identidade espiritual, o amor em sua expressão mais pura e incondicional, a fonte de toda a paz, alegria e sabedoria. Ele nos fornece a percepção de uma consciência cósmica e universal, o sentido de unidade e de totalidade. Trata-se de um estado elevado de consciência que permite-nos perceber Deus em nós mesmos, em todos os seres, na natureza e em todos os eventos”.

Na Teoria da Abrangência, o “Eu Divino” tem outro nome, “Gestor Pessoal”. O Gestor consegue expressar nossa unidade. Nada fica oculto ao Gestor. Ele tem conexão com tudo.

Parece muito fácil! Basta encontrá-lo e os problemas serão resolvidos. Mas não é tão simples. O Gestor só pode ser encontrado na 5ª dimensão. Ele não é material: sua presença é energética.

Na vida cotidiana e habitual, é impossível achar a dimensão energética. Nossa percepção da realidade é material e momentânea. Em geral, não somos capazes de nos desapegarmos de nossa materialidade.

Surge a pergunta: o que fazer então?

Façamos uma rápida reflexão sobre a 4ª dimensão. Nem sempre conseguimos abranger um conhecimento, conhecê-lo em sua completude. Mas temos ajuda de livros e outros materiais que expressam a unidade de determinado conhecimento.

Um engenheiro consegue ter uma visão abrangente de uma construção por meio de seu projeto arquitetônico, que define os detalhes da futura obra. Ele não precisa adivinhar, basta conhecer a linguagem e as regras utilizadas.

Para entrar em contato com o Gestor, é necessário conhecer um modelo que expressa as soft skills do ponto de vista energético. A Teoria da Abrangência oferece este modelo.

A Matriz Multidimensional, elaborada por mim há vinte anos, revela as soft skills de uma pessoa através de 9 quadrantes, avaliados em faixas energéticas.

A Matriz MD é como uma joia que reflete a presença energética de uma pessoa no mundo. Ela reúne as soft skills que, de maneira gradativa, começam a ser identificadas pela pessoa. Eu usei a palavra “gradativa”, pois o reconhecimento dessas informações não significa capacidade de uso imediato.

A utilização dessas informações na vida diária começa a ser viável quando aprendemos a CONFIAR, pois a visão material lógica não se aplica à Matriz. Sempre buscamos respostas para justificar nossas não realizações, embora nossa faixa energética já ofereça essa informação de antemão. Saber confiar e superar a resistência é o que traz o sucesso.

A 5ª dimensão está em tudo. O uso da tecnologia é prova disso. Não sabemos como ela funciona, mas confiamos nela! Claro que aprendemos a usar os programas básicos, mas poucos sabem ao certo como e por que funcionam.

O mesmo pode ser dito em relação à Matriz MD. É preciso confiar e começar a usar as ferramentas básicas. Quem tem mais facilidade de lidar com as soft skills é capaz de adaptar-se e torna-se mais valioso no trabalho. É um caminho para alcançar o sucesso que ultrapassa o saber.

Sofia Mountian
Sofia Mountian dispensa maiores apresentações – criadora da Teoria da Abrangência, fundadora do Instituto Solaris, presidente da ONG Solaris e uma das sócias da Plênita Consultoria. Sofia, no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Teoria da Abrangência, o crescimento do ser humano e assuntos de interesse dos solarianos, escreve mensalmente na Revista Solaris.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Espelho, espelho meu…

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?” Eis a famosa fala da

Rosita

Encontrei no Instagram uma história curiosa. Uma senhora (não sei o nome, mas com aparência

Prosperidade

O que é a prosperidade?Se olharmos pela internet: “Prosperidade é o estado ou qualidade do