Depois de tantas festas, da ceia de Natal, do réveillon, que tal começarmos o ano desintoxicando o corpo com uma dieta matinal muito interessante?
Quem nos orienta é o Dr. Ishihara, que possui uma renomada clínica de recuperação na cidade de Izu, localizada na província de Shizuoka, no Japão. Há mais de 25 anos ele receita sua dieta obtendo excelentes resultados. Por sua clínica já passaram ministros, empresários, médicos, donas de casa, crianças, estudantes, etc. Os clientes ficam internados de uma a duas semanas e lá recebem diversas orientações e cuidados de acordo com as próprias necessidades e, como base alimentar: suco de cenoura e maçã.
Dr. Ishihara teve experiência com esse regime alimentar, além de massagem, acupuntura, moxaterapia, hidroterapia etc., como bolsista num hospital natural da Suíça. Observando os resultados, ele aderiu ao método. Segundo ele, o ser humano não elimina adequadamente o que consome, e isso origina a maioria das doenças que nos acometem. Ele ainda afirma que não se alimentar por um ou dois dias não causa a morte de ninguém e permite ao corpo eliminar os excessos e as toxinas.
Na alimentação diária, há consumo exagerado de aminoácidos, de proteínas e de gorduras sem a devida preocupação com a ingestão de vitaminas e de sais minerais, fator que desencadeia vários problemas de saúde, como obesidade, diabetes, problemas circulatórios – derrame, arteriosclerose, AVC, etc.-, renais e no fígado, intestino preso, etc.
A dieta desintoxicadora do Dr. Ishihara é eficaz porque a cenoura tem betacaroteno, que se transforma em vitamina A, e também vitaminas B1, B2, B12 e C, cálcio, potássio, fósforo, enxofre, cloro, magnésio, silício, ferro, entre outros nutrientes necessários ao corpo humano. A maçã, por sua vez, possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C, sais, potássio, fósforo, sódio, magnésio, enxofre, cálcio, silício, ferro, etc. Além disso, sua semente tem vitamina B17, que é anticancerígena.
Dr. Ishihara recomenda a seus pacientes que sigam a dieta de uma a duas semanas e depois, já recuperados, que continuem em casa, somente uma vez por dia, preferencialmente na primeira refeição. Isso porque ao acordar nossos órgãos estão ainda meio adormecidos. Assim, até o almoço, já houve a digestão e a eliminação dos excessos, com o aumento da oxigenação e desintoxicação do corpo, permitindo o adequado funcionamento dos órgãos, como pulmões, fígado e rins.
No nosso caso, fora da clínica e no meio de um tumultuado cotidiano, a sugestão é adotar essa dieta apenas de manhã, no lugar do desjejum. Eu mesma faço o tratamento há dois anos e percebi muitas melhorias no intestino, na pele e na disposição geral. Então, vamos, finalmente, conhecer a receita do suco:
• +/- 400 g de cenoura
• +/- 300 g de maçã
O que fazer: lavá-las muito bem e utilizá-las com cascas e sementes. Basta passar tudo no processador e tomar o suco na hora. Se não houver um processador, é possível usar o liquidificador, coando o suco caso ele fique muito grosso. Caso ingerir o suco seja difícil, pode-se pingar algumas gotas de limão e tomá-lo um pouco mais tarde. O importante é que haja continuidade. Recomendo o consumo do suco pela manhã por um período de 3 a 6 meses, ou até um ano. Se quiserem alguma informação adicional, não hesitem em entrar em contato.
Espero que obtenham ótimos resultados e que tenham um 2012 vigoroso e renovado!