revista solaris

Início do ano astrológico: significados e previsões

No dia 20 de março, às 2h16min (horário de Brasília), o Sol entra no Signo de Áries, marcando o início da primavera no Hemisfério Norte, e o do outono no Hemisfério Sul.

O Ano Astrológico/Ano Solar nada tem a ver com o ano do Calendário Gregoriano (com início em 1º de janeiro). O Ano Astrológico é baseado no caminho que o Sol percorre durante 12 meses ao longo da esfera celeste. Com o começo do Ano Solar, devemos dar um impulso para todos os segmentos da vida.

O ano de 2012 será regido pela Lua, o que confere a todos grande percepção e sensibilidade. Beneficia a memória e aprimora o fluir das emoções. Sob a regência lunar, as mulheres terão mais projeção.

Do ponto de vista pessoal, será importante conhecer as próprias emoções. A Lua convida o ser humano a olhar para si mesmo, em busca de harmonia emocional. Como temos lidado com nossos sentimentos? Conseguimos perceber nossas necessidades emocionais? Esses serão alguns dos questionamentos pertinentes ao ano. O importante será manter a alegria. O lado negativo da ascendência lunar se refletirá nas frequentes oscilações de humor, trazendo comportamentos acentuadamente caprichosos.

Do ponto de vista coletivo, vamos dar muita importância ao núcleo familiar, à terra onde nascemos, além de valorizarmos mais o nosso planeta. Por toda parte irão eclodir movimentos de massa, como manifestações populares, passeatas e rebeliões. Haverá ainda algumas instabilidades no campo econômico e nos costumes.

•    Movimentação dos planetas em 2012

Júpiter em Touro: 5 de junho de 2011 a 12 de junho de 2012
No plano pessoal, um momento de consolidar o que foi obtido até então. Tendência para aumentar as reservas monetárias e preferência a pessoas e situações que já se mostraram resistentes, estáveis e confiáveis.
No plano coletivo, a área rural experimenta um florescimento. A gastronomia, a enologia e a indústria de cosméticos também estão favorecidas. De outro lado, consumimos mais do que o necessário e, consequentemente, fazemos mais dívidas. Além disso, pela acomodação e pelo medo de mudar, estamos predispostos a manter situações que intimamente não desejamos mais.

Júpiter em Gêmeos: 12 de junho de 2012 a 26 de junho de 2013
No plano pessoal, será um ótimo período para lançar ideias e novos projetos. Muitas oportunidades envolvendo estudos. O que for plantado nessa fase poderá render frutos mais tarde. Favorável momento a empreendimentos voltados para o público infantil e adolescente.
No plano coletivo, todos os suportes eletrônicos de comunicação (computadores, celulares, tablets, etc.) ocuparão cada vez mais espaço em nossas vidas. A mídia, o marketing e a área de transportes terão um grande desempenho.

Urano em Áries: 12 de março de 2011 a maio de 2018
Um ciclo de mudanças. É a força do novo querendo abrir espaço. Como se a humanidade estivesse começando uma nova jornada. Urano em Áries traz iniciativa e liderança, coragem e audácia, prontidão e espontaneidade, com sensibilidade para desbravar novos caminhos.
No plano pessoal, renasce a crença de que o indivíduo tem lugar privilegiado na ação, de que as atitudes individuais fazem diferença, mas é preciso de cuidado com a impulsividade e o mau gênio.
No plano coletivo, a ação de Urano impulsiona a criação de novas tecnologias, sobretudo em relação a fontes de combustível. O planeta também pode provocar grandes reviravoltas, imprevistas e violentas, com atos de rebeldia, pois ele destrói e reformula tudo o que é velho e obsoleto. Probabilidades de mais greves e rebeliões, rupturas, desafios ao status quo. Continuamos a assistir a muitos movimentos de independência e libertação de países sob regimes autoritários. Um impulso para o fim das opressões. Do ponto de vista do planeta, há mudanças climáticas, acidentes marítimos, aumento de tempestades e de ventanias súbitas.

Netuno em Peixes: 3 de fevereiro de 2012 a janeiro de 2026
No plano pessoal, oportunidades para descobrir faculdades espirituais e propensões a curas. É importante manter o contato com a espiritualidade.
No plano coletivo, muitas chuvas e inundações, e algumas epidemias. Novas drogas são utilizadas como válvula de escape. Muita confusão mental, alienação e comportamentos irrefletidos.

Saturno em Escorpião: 6 de outubro de 2012 a 19 de setembro de 2013
Saturno é o planeta das estruturas, e Escorpião o signo que enfrenta problemas, o signo da transformação.
No plano pessoal, precisaremos enfrentar o medo de por à prova nossa enorme força interior, e demonstrar emoções. Devemos nos entregar a sentimentos mais nobres e profundos para conhecer o verdadeiro significado das coisas; transformar a agressividade em determinação para conhecer o verdadeiro sucesso pessoal.
No plano coletivo, haverá maior revitalização das áreas urbanas − mais eficiência em projetos de saneamento e de tratamento de áreas poluídas. A reciclagem de lixo e o uso de produtos biodegradáveis estarão em voga. O lado negativo do período envolverá nosso dinheiro: menos créditos disponíveis e juros mais altos. Teremos menos poder de recuperação econômica. Uma boa atitude é economizar desde já.

•    Ciclos planetários mais importantes em 2012

Júpiter e Plutão em trígono: fevereiro e março de 2012
No plano pessoal, oportunidades de corrigir situações que têm sido fonte de aborrecimentos. Um bom período para obter mais conhecimento que ajude nas mudanças necessárias.
No plano coletivo, favorecimento monetário. Em geral, mais dinheiro acumulado no mercado. Empréstimos e financiamentos voltam a ser atrativos e viáveis. Inflação deve ficar mais controlada.

Vênus em movimento retrógrado em Gêmeos: 15 de maio a 27 junho de 2012
Quando Vênus entra em movimento retrógrado, nossas relações passam por uma fase de revisão, com a tendência para maiores reflexões. O planeta também envolve assuntos financeiros, que poderão estar mais delicados durante essa fase. O dinheiro ficará mais curto. Será necessária uma postura mais cuidadosa com o consumo e com investimentos de grande porte, pois possíveis erros de julgamento poderão ocorrer.

Urano e Plutão em quadratura: maio a outubro de 2012
O contato tenso entre Plutão e Urano trará boa dose de turbulência ao ano de 2012. Essa configuração será exata de junho a setembro, e nesse período poderá haver grandes mudanças e transformações. A energia de Plutão associada à de Urano é fogo e pólvora: explosão. Resistir a mudanças e renovações poderá criar tensões que, quando liberadas, serão capazes de provocar impactos traumáticos. A característica principal dessa quadratura é pressionar transformações.
No plano pessoal, momentos de tensão, nervos à flor da pele. Sensação de que há coisas demais acontecendo em redor e de que a vida pessoal está em caos. Medos vagos, desânimos e depressões inexplicáveis. Agravamento de problemas emocionais. A dica é mudar e largar o que não serve mais; libertar-se do “eu” antigo, reinventar-se.
No plano coletivo, será o momento do ano com mais riscos de guerras e de ações terroristas. Intensificação de conflitos entre facções políticas, religiosas e sociais. Fortes e dramáticos movimentos de libertação de países e de populações oprimidas. Mudanças no poder e queda de novos líderes. Tudo tendo em vista à inclusão de novas concepções. Aqui o maior perigo será o da criação de armas nucleares. Além disso, haverá chances de acidentes causados pelo clima, como chuvas, desabamentos, tsunamis e atividades vulcânicas, e desastres ecológicos provocados por problemas tecnológicos.

Júpiter e Netuno em quadratura: junho de 2012
No plano pessoal, precisaremos estar centrados, pois existirá uma tendência para falsear a realidade, produzindo expectativas distorcidas. Não se deverá entrar em nenhum tipo de negociação sem conhecer tudo o que estiver envolvido nela. Também será uma atitude sábia desconfiar de promessas milagrosas. Nesse período, o melhor será não criar muita expectativa em relação a nada ou a ninguém.
No plano coletivo, o mercado financeiro se mostrará instável, flutuante. Muitos rumores e escândalos envolvendo autoridades religiosas, magistrados e grandes figuras públicas. Insolvência de grandes empresas e fortunas. Problemas econômicos na esfera mundial.

Saturno e Netuno em trígono: outubro a novembro de 2012
No plano pessoal, produziremos com mais leveza. A vida não estará assim tão dura. As pessoas irão reclamar menos.
No plano coletivo, as dificuldades se aquietarão um pouco, trazendo a todos mais confiança na realidade.

Saturno e Plutão em sextil: novembro a dezembro de 2012
No plano pessoal, um momento de não se perder tempo com aquilo que não interessa, de não abrir mão do que é pessoalmente importante. Um excelente período para enxugar despesas e administrar dívidas.
No plano coletivo, a economia começará a se estabilizar com a contenção de gastos públicos e da inflação. Melhorias nas ofertas de trabalho em setores ou em países em que houve retração.


2012 será um ano poderoso e renovador. Não testemunharemos o fim do mundo, mas sim o fim de velhas ideias, crenças e limitações. Teremos em nossas mãos a bela oportunidade de abrir caminhos, pois serão tempos propícios para isso. Só precisaremos nos dar a chance de aproveitá-la.
  Em abril, Lúcia Maria volta a dar as descrições das crianças conforme a posição da Lua no mapa astrológico. Enquanto isso, confira as já publicadas: Criança com Lua em ÁriesLua em TouroLua em GêmeosLua em CâncerLua em LeãoLua em VirgemLua em LibraLua em EscorpiãoLua em Capricórnio.
Lúcia Maria Silva
Lúcia Maria Silva, além de colunista na Revista Solaris, assina o horóscopo do Portal Solaris. É bacharel em Física e licenciada em Física e Matemática pela PUC-SP. Aluna do Solaris desde 1996, promove o Estudo do Potencial Individual, baseado na Teoria da Abrangência, de Sofia Mountian. Diretora do Grupo Astrológico Terceiro Milênio, dedica-se profissionalmente à astrologia há 15 anos. Faz leitura de Mapa Astral, Revolução Solar e Sinastria. Desenvolve Mapas Astrais específicos a crianças, orientando os pais na educação dos filhos. Autora do livro Geração Terceiro Milênio - Astrologia para Crianças (Editora Gente). Trabalha também como Terapeuta Floral pelo Sistema Florais Brasileiros de Joel Aleixo desde 2000.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Fases da Lua

Cada ciclo que a Lua faz em torno da Terra tem 4 fases – nova,

Criança com Lua em Peixes

Em nossa coluna, conferimos o comportamento das crianças em relação ao seu signo solar (edições

Criança com Lua em Aquário

Em nossa coluna, conferimos o comportamento das crianças em relação ao seu signo solar (edições