Em novembro de 1986 Sofia Mountian fundou o Instituto Solaris, uma escola que trabalhou com conhecimento autêntico, que não existia em nenhum livro e era revelado ao aluno ao longo de vários anos de estudo. Os cursos duravam, no mínimo, quatro anos consecutivos.
O conhecimento desenvolvido por Sofia aprimorou-se e ganhou uma linguagem clara e uma forma inextricável. Passou a ser nomeado e conhecido como Teoria da Abrangência. Assim, o Instituto Solaris se define como uma escola de desenvolvimento e ensino dessa teoria, com o privilégio de ceder ao público o contato direto com sua criadora, Sofia. A Teoria da Abrangência tem como principal objetivo assistir o indivíduo em sua busca e desenvolvimento, conferindo à escola o título de Instituto da Evolução Individual.
O princípio básico da Teoria da Abrangência está ligado à ampliação da percepção dos aspectos visíveis e invisíveis do Universo Existencial do Ser Humano. Nutrido de uma percepção única da realidade, na qual estão agrupados e interligados todos os elementos e eventos da existência, o aluno aprende como se posicionar no mundo e, desse modo, criar condições de produzir as mudanças desejadas em sua vida. Sofia elaborou também trabalhos aplicativos, na base da Teoria da Abrangência, voltados aos diversos segmentos da sociedade (empresas, cursos com adolescentes, manutenção de saúde), apresentando-os à luz da Teoria da Abrangência.
A partir do ano 2019 Sofia decidiu abrir a escola não somente aos buscadores, que conseguiram chegar até o Solaris por caminhos até difíceis, devido à falta de divulgação ampla nas redes sociais, mas ao público em geral. O período longo da pandemia acabou tornando a escola mais acessível graças à necessidade de migrar para ensino on-line. Essa experiência foi muito interessante, pois mostrou grande receptividade das pessoas, conquistando alunos de outras cidades, estados e países.
Você chegou ao lugar certo! As portas do palácio do conhecimento estão abertas para você — entre e comece o seu estudo.
Quando surge a decisão sobre o caminho do crescimento espiritual, é valioso percorrer as respostas de um sábio de Mileto que viveu no século VI a.C.:
1. Qual é a coisa mais antiga? Deus — porque sempre existiu.
2. Qual é a coisa mais bela? O universo — porque é a obra de Deus.
3. Qual é das coisas a maior? O espaço — porque contém tudo que foi criado.
4. Qual das coisas é a mais constante? A esperança — porque perdura no
homem mesmo depois de ter ele perdido tudo.
5. Qual é a melhor das coisas? A virtude — porque sem ela nada pode ser bom.
6. Qual é a mais rápida das coisas? O pensamento — porque em menos de segundo percorre o universo.
7. Qual é a mais forte de todas as coisas? A necessidade — porque faz o homem enfrentar todos os perigos da vida.
8. Qual é das coisas a mais fácil de fazer? Dar conselhos.
9. Qual das coisas é mais difícil de realizar? Conhecer a si mesmo.
(BRUNTON, Paul. O Caminho Secreto. Editora Pensamento)