revista solaris

Inusitado uso do limão

O limão é um alimento há séculos enaltecido por suas qualidades curativas, nutritivas e culinárias. Seria impossível nestas breves linhas descrever todos os seus inúmeros usos e funções, mas vale destacar, além do alto teor de vitamina C, seu poder antibacteriano, de ativação do sistema imunológico e, apesar de cítrico, de alcalinização. Material a respeito do fruto do limoeiro é o que também não falta. Uma boa pedida, por exemplo, é o livro O poder de cura do limão da química Conceição Trucom (Ed. Alaúde, 2004), que traz diversas utilidades terapêuticas do limão, com receitas fáceis de executar e de aplicar no dia a dia.

E na nossa coluna vamos abordar o limão também com uma receita simples e prática, mas que destaca uma propriedade muito pouco conhecida do fruto: sua ação repelente. Além de fácil, a receita não polui o ambiente e vai custar muito pouco ao seu bolso.


Como fazer?

Para fazer esse repelente natural, basta enterrar alguns cravos-da-índia no meio de 3 ou 4 limões e espalhar os frutos pelas casa (vide foto). Aliado ao cravo (que em si já afasta formigas), o limão nos ajuda a combater o aedes aegypti, o mosquito que transmite a dengue e a febre amarela, mas sua ação é bem mais ampla: o fruto do limoeiro repele a mosquitada toda. Por isso, além dessas doenças, o limão com cravo é um auxílio à prevenção de diversos males transmissíveis por mosquitos, como a malária. A receita também pode ser usada para tirar maus odores da geladeira.

Que tal? Mais simples, impossível.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Melancia

Se você quer uma fruta refrescante para a época de calor, como agora, não dispense

Na dúvida, agrião

Sempre que estiver na dúvida ao comprar os ingredientes de sua salada, dê preferência ao

Mexa-se

O exercício físico contribui para o bem-estar, a saúde mental, o bom funcionamento do coração

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora (nome científico: cucurbita maxima) são excelentes fontes de nutrientes e ricas