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Mastigue bem

Existe uma possibilidade simples de prevenir a intoxicação e o acúmulo de resíduos nocivos no corpo: uma boa mastigação.

Discutindo diversos temas referentes à saúde, o coronel Bradford − inglês assim apelidado por Peter Kelder no livro A Fonte da Juventude (Ed. Best-seller), que se tornou muito popular trazendo ao Ocidente cinco ritos praticados por monges tibetanos − explica que o alimento deve ser muito bem mastigado antes de ir ao estômago, sendo esse o primeiro estágio do processo digestivo. Quer dizer, a digestão começa na boca.

Desse modo, o que chega ao nosso estômago em estado liquefeito já está tão bem processado que problemas que poderiam resultar do processo de fermentação, como, por exemplo, a flatulência, quase não ocorrem. A saliva, que se mistura ao alimento durante a mastigação, exerce também papel essencial nesse momento. Além disso, mastigar estimula o pâncreas, o que é de fundamental importância para as ações envolvidas na digestão.

Portanto, devemos ficar contentes quando nossa boca se enche de água, pois algo semelhante acontece, como que espontaneamente, em todo o âmbito intestinal.

Experimente mesmo saborear cada bocado! Sinta a textura e capte o sabor dos alimentos! Pois é quando a saliva entra em contato com a comida que se inicia o processo digestivo. Mastigar bem e devagar torna possível a máxima absorção de nutrientes. E ainda: a boa mastigação auxilia dietas para perda de peso, diminuindo a ansiedade pela comida, suaviza o mau hálito e tem poder de revitalizar o organismo.

Por fim, alimente-se quando estiver calmo, já que é fisicamente impossível digerir bem com o corpo tenso e estressado, ou seja, evite comer quando estiver aborrecido, depois de uma discussão, etc. As refeições devem ser feitas lenta e tranquilamente, quase como um ritual.

Experimente e consulte seu corpo, certamente você receberá respostas positivas dele.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
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