revista solaris

Meu caminho

Em diversas ocasiões discorri sobre o tema da evolução, em nossa coluna, em palestras, em entrevistas, etc., quase sempre no começo do ano, quando os alunos, com várias indagações, começam a fazer suas matrículas no curso regular do Solaris, “Caminho Evolutivo no Século XXI”. 

Agora, parece-me útil mostrar como eu mesma pratico o que exponho nas aulas. Antes de mais nada, deve-se compreender que o Caminho Evolutivo é uma escolha, um esforço individual de descobrir algo diferente e de praticar isso. Essa busca começa quando a pessoa decide que quer algo mais da vida, quando sente que há alguma coisa especial dentro de si que precisa ser exteriorizada. E assim aconteceu comigo. Faz 25 anos que estou no Caminho Evolutivo, isto é, centrada no meu crescimento pessoal e espiritual e no desenvolvimento de minhas potencialidades. Esse percurso, nem sempre fácil, teve, e tem, um significado muito real – ele me possibilitou grandes mudanças e me trouxe a noção de completude. Os dilemas, as ansiedades e os medos calaram, pois existe uma certeza que nasce da confiança no meu Gestor, que conduz minha motivação, chave de qualquer realização. Hoje posso dizer que “Eu sou” a cada instante.

Confiança, tolerância e serenidade, as três máximas do caminho

Quando afirmo que “Eu sou”, ou que estou em contato com meu Ser, não quero dizer com isso que não busco novos projetos ou que não me deparo com novas situações, mas que minha relação com o mundo está permeada por três grandes virtudes: confiançatolerância e serenidade. A confiança traz o contato com as forças responsáveis pela espécie humana. A tolerância permite a convivência com outras pessoas e a compreensão das situações envolvidas. A serenidade subentende a não tensão no cotidiano, por isso sempre digo que ela é um estado de felicidade. Essas virtudes não são privilégios meus, nem nasceram sozinhas, mas se enraizaram com o entendimento da minha presença em interação com o mundo. Para isso, eu me valho sempre de dois instrumentos: a Matriz Energética Multidimensional e o Eneagrama.

Matriz Multidimensional, uma relação clara com a realidade

A Matriz Energética traça uma espécie de mapeamento da minha vitalidade, da minha motivação, nos vários espaços em que atuo. Por conhecer minha matriz, sei o que sou capaz de “entregar” ao mundo − em que contexto minha presença se fortalece, ou se enfraquece. Dessa maneira aprendi a viver dentro da Realidade Objetiva, que não quer saber de desejos e promessas pessoais, mas de realizações. Hoje não culpo os outros quando não consigo realizar alguma coisa, sei que me faltou motivação. Lidar com a motivação foi um grande aprendizado.

Eneagrama, minha personalidade e o mundo

Assim como a Matriz, conheço e estudo o meu Eneagrama, que retrata minha personalidade. Sei como limpar minha mente de preocupações, medos, frustrações, etc. Percebo quando sou tomada por emoções que atravancam meus passos, e consigo transformá-las, tirando o peso que elas trazem.

O ser humano vive em dois mundos: o objetivo, quando interage com outras pessoas e com o meio ambiente, e o subjetivo, no qual o indivíduo é soberano, mesmo sem a menor ideia de como lidar com isso. Não existe uma voz de comando, parece que inúmeros eus querem apoderar-se da pessoa. Descobri que, por uma série de atitudes, existem maneiras de desfrutar em plenitude do mundo subjetivo e de seu imenso legado criativo. O comandante desse mundo é o que chamo de Gestor Pessoal, presente em cada pessoa. O Gestor compreende, perdoa e direciona o mundo interior para a realização.

Motivação, comunicação e ação, as três forças da realização

Mesmo me posicionando melhor no mundo, outra questão me pareceu importante: como saber quando estou diante de uma oportunidade? Percebi, então, que não há como, não existem certezas, o que vale é fazer uma escolha, tomar uma direção e realizá-la. Se ela se concretizou, foi a escolha certa. O objetivo principal é sempre a realização. A não realização faz com que fiquemos estagnados, sem interesse por nada ou sem a percepção de outras possibilidades. Quando a pessoa concretiza, finaliza, alguma coisa que foi proposta por si mesma, não importa o quê, ela sempre recebe algo de volta − no mínimo a vitalidade para iniciar outro projeto. Não se trata de escolhas certas ou erradas, mas da capacidade de realizá-las ou não.

Portanto, a questão principal é: como realizar? Feita a escolha, o primeiro passo é sempre o controle e direcionamento da motivação, pois é a única coisa que depende exclusivamente do indivíduo. Depois é preciso comunicar ao mundo o que se quer fazer. Para ser compreendido, é importante manter a cabeça limpa, eliminando todo o lixo acumulado na nossa mente. O último componente necessário à realização é a ação, que viabiliza a materialização do que se deseja. A importância da comunicação e da ação, que envolvem outras pessoas, investimentos e tecnologias, não é questionada, mas a da motivação costuma ser relegada ao acaso. No entanto, é apenas com a reunião dos três componentes que alguma coisa pode despontar com independência existencial.  

Com anos de práticas e de aprendizados, não me tornei uma pessoa perfeita, mas aprendi a identificar meus pontos fortes e fracos, e a trabalhá-los através do movimento dos três processos − de comunicação, de ação e de motivação. Nada pode estar parado, mas em movimento contínuo. Pratico cotidianamente todas essas atitudes, o que envolve pequenos e grandes projetos, e não me imagino vivendo de outra maneira. Por isso quero compartilhar esse conhecimento com vocês.

História do curso

Criei o curso “Caminho Evolutivo no século XXI”, baseado na Teoria da Abrangência, em 2009, mas ele é a síntese de 25 anos de aprimoramento. Antes hermético e esotérico, o conteúdo oferecido tornou-se uma espécie de bússola que ajuda a pessoa a se orientar num cotidiano tão complexo e exigente quanto o nosso. Ao longo de nove meses, o aluno tem contato com seu mundo objetivo e subjetivo através da Matriz Multidimensional e do Eneagrama. Cada mês recebe um conteúdo teórico, numa linguagem clara e didática, uma análise individual desse conteúdo, e alguns exercícios e práticas que estimulam o contato com o seu Gestor.

Criar esse curso fez parte do meu caminho individual. Percebi a necessidade de desenvolvê-lo por ter conhecido pessoas muito talentosas, mas com dificuldade de realizar suas metas, principalmente pelo desconhecimento das próprias potencialidades quando em contato com o mundo. Conhecer e potencializar as habilidades pessoais é tão importante quanto o currículo profissional. De que adianta ser tecnicamente capaz se não há firmeza nas decisões, coragem e ousadia, se não conseguimos nos comunicar ou liderar movimentos?

É inegável que o século XXI trouxe uma realidade nunca vivenciada e que exige uma nova maneira de ser. Sei que parece difícil mudar certos comportamentos e padrões, mas é possível aprender, e, hoje, até imprescindível. Com ferramentas que espelham a realidade objetiva e subjetiva e as práticas cotidianas, a compreensão que o aluno tem de si e de mundo amplia-se tanto que o leva inevitavelmente a mudanças. Com algum tempo de uso, as lições do curso viram hábitos permanentes.

Por isso convido todos para entrarem em contato com as possibilidades inexploradas de seu Ser, para se conhecerem melhor, para mudarem seus rumos pessoais.

Escute aqui o depoimento de Sofia Mountian sobre o Caminho Evolutivo.

Veja mais detalhes do curso oferecido pelo Instituto Solaris.

Sofia Mountian
Sofia Mountian dispensa maiores apresentações – criadora da Teoria da Abrangência, fundadora do Instituto Solaris, presidente da ONG Solaris e uma das sócias da Plênita Consultoria. Sofia, no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Teoria da Abrangência, o crescimento do ser humano e assuntos de interesse dos solarianos, escreve mensalmente na Revista Solaris.
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Spinoza

Baruch Spinoza, nascido em 1632, em Amsterdã, e morto em Haia em 21 de fevereiro

Sabedoria de Hipócrates

Hipócrates, famoso médico grego, é considerado pai da medicina ocidental. Pelos padrões da época, teve

Mentoria

A Mentoria, a prática milenar de compartilhar conhecimento e experiência, tem se destacado como uma

Envelhecimento

O envelhecimento é um tema que vem sendo bastante discutido. A expectativa de vida aumentou

Estresse e progresso

Estresse é uma reação natural do organismo diante de alguma situação de perigo ou ameaça.

Hard e Soft Skills

A Teoria da Abrangência apresenta modelos de autoconhecimento extremamente válidos para a adaptação do ser