Na última coluna, falamos da importância vital de cuidar do sono (se ainda não leu o artigo, clique aqui). Mas, ao acordar, também vale a pena gastar alguns minutos para se preparar para o dia, que, com isso, irá transcorrer com muito mais equilíbrio e disposição.
Antes de mais nada, não podemos nos esquecer de manter uma dieta equilibrada e de nos hidratar sempre, como já muitas vezes destacado na Revista Solaris (tanto por mim como pela Setsuko Kobashi). Quanto aos exercícios matinais, como muitas pessoas não têm tempo ou vontade de frequentar academias ou fazer caminhadas pela manhã, a dica é praticar em casa movimentos simples e rápidos que direcionam nossa energia já renovada pelo bom sono. Vão, então, três sugestões de práticas que podem ser feitas de manhã:
Reflexologia nas orelhas
Como já mencionado aqui uma vez, uma das massagens das zonas de reflexologia mais eficazes e fáceis de fazer é nas orelhas. Em cada orelha o ser humano está retratado como um todo − todos os órgãos e as estruturas do corpo estão representados nela. A começar pelo formato do lóbulo, que sugere um ser humano em postura fetal de cabeça para baixo. E justamente no lóbulo que se inicia a massagem, que deve ser feita em ambas as orelhas, uma depois da outra ou simultaneamente:
- Massageamos muito bem o lóbulo, que representa a cabeça, até que ele pareça quente, intumescido ou vivo;
- Elevamos o polegar e o indicador para massagear em redor da orelha, ativando o pescoço, o peito e a lombar;
- Agora o dedo indicador passeia pelos vales e abismos da orelha, alcançando todas as regiões e os órgãos.
A massagem da orelha vivifica todo o organismo e apoia os processos de limpeza do corpo de resíduos nocivos. O exercício foi extraído do livro Desintoxicar e Relaxar, de Ruediger Dahlke (São Paulo. Ed. Cultrix, 2006).
Evitando o encurvamento da coluna
Logo ao acordarmos, deitados de barriga para cima, pedalamos 120 vezes no ar.
Este exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costas.
Antes do banho, exercitando a panturrilha
Elevamos o corpo na ponta dos pés, primeiramente com rapidez para esquentar as panturrilhas e, depois, numa sequência de 10 movimentos lentos.
O exercício bombeia sangue para o coração, melhorando os batimentos cardíacos e evitando a obstrução das veias.
Além dos exercícios e de um desjejum rico em cereais e frutas, é sempre bom acordar alguns minutinhos antes para evitar a pressa na hora de sair (organizar tudo na noite anterior ajuda muito!). O importante é diminuir os momentos de estresse que, infelizmente, definem boa parte de nossa vida atual, e são pequenas mudanças no cotidiano que começam a transformá-lo em algo mais satisfatório.