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Na hora de dormir

Como sabemos, uma boa noite de sono é essencial para a manutenção da nossa saúde. Durante as oito horas diárias de repouso, o corpo realiza muitas funções importantes: a musculatura é relaxada, o sistema imunológico é fortalecido, muitos hormônios são produzidos, etc. Quando uma pessoa não dorme bem regularmente, seus órgãos envelhecem, seu raciocínio torna-se lento, suas funções motoras têm capacidades reduzidas, entre outros graves problemas já constatados em muitas pesquisas médicas.

E como garantir um bom repouso? Podemos tomar uma série de atitudes para isso. Já vimos na nossa coluna, por exemplo, a importância de dormirmos completamente no escuro, pois a luz, mesmo em pequenas emissões, prejudica as funções que o organismo realiza de noite. Outros cuidados também podem ser úteis, como prestar atenção no colchão que usamos, na posição que deitamos (o ideal é de lado), no que ingerimos antes de dormir (comidas leves são recomendáveis), etc. Além disso, práticas de relaxamento fazem grande diferença no descanso. É fundamental nos prepararmos para dormir, livrando a cabeça de preocupações e o corpo de tensões.

Conversando dia desses com a Sofia, ela me contou de uns exercícios russos que ajudam justamente a melhorar a qualidade do sono. Feitos na cama antes de dormir, precisamos apenas mexer os pés. Vamos, então, aprender o exercício, também descrito na figura abaixo:

  • Movimentamos 10 vezes os pés para a frente e para trás;
  • 10 vezes lateralmente no mesmo sentido;
  • 10 vezes lateralmente em sentido inverso (abrindo-os);
  • Fazemos giros com os pés (10 vezes em cada sentido),
  • Para finalizar, mexemos os dedos dos pés para todas as direções.

O princípio básico é muito claro: quando massageamos ou movimentamos os pés, não apenas a sola como o dorso e as laterais, estimulamos suas 72 terminações nervosas e, por tabela, os órgãos ligados a elas. Dessa forma, todo o organismo entra em equilíbrio: a circulação sanguínea aumenta, o sistema imunológico é ativado, e as toxinas são eliminadas. Eficaz, não? Tão eficaz que há mais de 5 mil anos diversos povos, como os chineses, os indianos e os egípcios, têm praticado massagens similares, com pequenas variações de uma cultura para a outra. E certamente não é mera coincidência.

Pois minha dica do mês é incluir a dica de Sofia no nosso ritual do sono, que pode se acrescido das várias massagens já sugeridas na Revista Solaris. O importante é criarmos um rito de passagem, uma oferenda a nós mesmos e ao novo dia.

Maria Bovè Martinez
Solariana, profa. de português, podóloga e terapeuta corporal da linha reichiana.
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