revista solaris

Narciso

Por um destes passeios de carro ou talvez a pé, mas pode ter sido também pela internet, deparei com uma palavra que me chamou a atenção. Eu adoro quando alguma coisa corriqueira me chama atenção, e sempre presto atenção no chamado de atenção, sempre acho que tem “bicho neste mato”. Foi a palavra narcissism, “narcismo” em inglês. Resolvi entrar neste “mato” e ver que “bicho” encontrava por ali. Encontrei vários. De cara, a origem mítica da palavra, que eu não conhecia, e um poeta.

Foi Ovídio, o escritor romano.

Narcisismo, conhecido como amor pessoal, às vezes como desequilíbrio de personalidade em que a pessoa fica extremamente envolvida consigo própria, tem origem no ano 8 a.C. Faz tempo que o ser humano tem tendências egoístas. Ovídio em sua obra Metamorfoses conta a estória de Narciso, um jovem caçador que morava em Téspias, na Grécia, um rapaz de extrema beleza que rejeitava o amor de todas as mulheres que o desejavam. Até que uma ninfa, a Eco, ficou enfurecida por ser rejeitada por ele e, com a ajuda de Nêmesis, jogou uma praga no rapaz; fez com que ele se apaixonasse pela própria imagem, refletida em um lago. Lá ficou Narciso se admirando, sentado na beira do lago. A pintura Narcissus, do Caravaggio, retrata bem a situação, adorei a imagem do jovem sentado na beira do lago, babando por si, um pateta. Eu imagino a versão moderna do mito, imagino que teria o Narciso com um telefone celular, contemplando uma selfie o dia inteiro. Poderiam ter aproveitado a estória e criado o termo econismo para mulheres que ficam enfurecidas por rejeição amorosa. Poderiam ter criado também o termo zeunismo, para um homem sem escrúpulos, mandão e mulherengo, mas acho que tinham medo de Zeus. Bem, Narciso ficou vidrado na sua imagem até o fim de seus dias e, depois que morreu, uma flor nasceu no lago — a flor ganhou seu nome, Narcissus, uma flor muito bonita, coloquialmente conhecida em inglês como daffodil. A daffodil sinaliza o começo da primavera aqui nos Estados Unidos, floresce em março. Conhecida também como a flor nacional do País de Gales, a daffodil tem cores fortes, transmite bastante vida, em galês se chama cenhinen Bedr. Os romanos acreditavam que a flor tinha poderes de cura, tanto que a levaram para a Inglaterra. Foi assim que ela chegou em Gales. O País de Gales tem estado em pauta estes dias com o novo Príncipe e Princesa de Gales depois da morte da Rainha Elizabeth; aliás, um casal que apesar da beleza não parece ser narcisista. Eu adoro os não narcisistas do mundo; sempre admirei a Rainha Elizabeth, que também não parecia sofrer de narcisismo, apesar de toda a grandiosidade ao seu redor, uma mulher no poder por 70 anos poderia sofrer um tanto de narcisismo, mas parecia ser simples, direta e honesta. Que história a dela, imagine liderar a Inglaterra ao lado de Winston Churchill no pós-guerra, que momento colossal da História! E ela ainda por cima parecia com a minha avó Iracema…

Para finalizar o Narciso, uma pergunta aos solarianos: como será a matriz de uma pessoa que sofre de narcisismo agudo? E, para quem não conhece a matriz multidimensional, recomendo conhecer; a matriz conta uma história muito importante, a sua.

Daniela Pompeu
Daniela Pompeu, brasileira-americana, neta, filha, sobrinha e irmã de jornalistas, mora em Los Angeles, Califórnia. Graduada em Inglês pelo Hunter College, Nova Iorque, com especialização em Literatura Medieval. Formada em Acting pelo Catherine Gaffigan Studio of Acting, Nova Iorque. Escreve um blog semanal: www.danielawrites.net . Autora dos livros "Tea with Dani", "It's with H, Sir" e "Never Let a Good Crisis Go to Waste, I Can't Stand the Bull Crap".
Compartilhe:

veja também

edições anteriores

outros títulos do autor

Oitava Surpresa

Bem-vindo, Outono! Que prazer rever esta estação deliciosa, principalmente depois de uma semana de 38/40ºC

Sétima Supresa

O Rio não era o de Janeiro, e sim o Sena de Paris. E a

Sexta Surpresa

Um leão é bom!Dois melhor ainda…Três então…Viva a Inglaterra! Que verão estamos tendo nos EUA.

Quinta Surpresa

— O Brasil vai jogar no Sofi. — O quê? Sério? — Sim, na Copa

Quarta Surpresa

Cleópatra e Marco Antonio.Um dos casais mais famosos da história. Ela, então… provavelmente a mais

Terceira Surpresa

Eu ainda estou surpresa com a decisão de jerico de mudar a final da Copa