- Situar a sua empresa e o seu produto em 3 Planos. O Plano Físico, que chamaremos de “Sobrevivência”, é o local que oferece as condições necessárias para elaboração do produto. O Plano Vital, que daremos o nome de “Convivência”, é onde o produto da empresa coexiste com outros produtos – aqui a utilidade e a necessidade de uso do produto devem estar muito claras, com capacidade de convencimento do seu valor e de sua comercialização. O Plano Universal, por fim, é denominado de “Essência”. Na Essência ainda não existe forma original nem local, mas estão à disposição todas as possibilidades do produto, que, ainda imaterial, depende da definição da empresa, a qual possibilita abertura às mudanças necessárias ou desejadas.
- Disponibilizar ao empresário um plano de negócio que o orienta com precisão em relação aos caminhos que sua empresa deve seguir e o capacita para alcançar suas metas empresariais. Apresenta de forma objetiva o potencial energético que possui o(s) produto(s) da empresa, mostrando de que maneira essa força é composta e em que segmento do mercado atua.
- Avaliar o potencial energético dos recursos humanos da empresa, bem como o local onde a empresa se situa, mostrando de que forma é possível usufruir o melhor de cada um dos elementos que a compõem, ou seja: o local, o produto e o recurso humano existente, incluindo a atuação do Gestor e indicando e orientando o caminho que o empresário deve trilhar para alcançar de forma objetiva os resultados esperados.
- Avaliar e acompanhar se os objetivos delineados nesse plano estão sendo atingidos, efetuando eventuais correções para manter a empresa no caminho adequado.
- Desenvolver a evolução do próprio empresário ao acompanhar o crescimento da sua empresa, sabendo o que fazer e como, em qualquer ambiente em que atue e com energia própria para isso.
- Redirecionar a carreira pela avaliação do seu potencial energético, obtendo o retorno desejado profissionalmente.
A seguir um resumo sucinto de como é elaborado o Estudo de Potencialidades de uma Empresa.Esse estudo é realizado em 8 passos, que são:
Avaliação da potencialidade da empresa feita tendo como referência sua existência nos 3 planos: Sobrevivência, Convivência e Essência. É traçado um Plano de Negócios, no qual são abordadas três possibilidades de caminhos para atender as expectativas apresentadas pelo empresário. Cada ramo tem um local específico de atuação.
- Estudo do Produto da Empresa
Definição do produto, ou dos produtos, que a empresa produz e comercializa pelos seguintes critérios: pelo local onde o produto é elaborado, coexistindo nas prateleiras com outros produtos e pela necessidade de vendas e marketing e do que mais se pode obter/criar por meio deste produto, tendo em vista novas possibilidades que estão disponíveis a ele.
Avaliação do Gestor com uso da Matriz Multidimensional, ou seja, é avaliada a potencialidade do Gestor em relação ao seu negócio, verificando a sua capacidade de atuação/influência nos 3 planos e nos seus produtos.
- Poder do Gestor dentro dos Espaços
Avaliação da Gestão do empresário de acordo com a sua Matriz Multidimensional e da necessidade do Produto. A empresa funciona dentro de 3 espaços possíveis: Gerência e Criatividade, Infraestrutura e Produção, Vendas e Contratos. O funcionamento dos espaços é viabilizado pela capacidade de motivação, comunicação e ação – individual, no grupo e externamente, ou seja, num ambiente fora do seu domínio. Cabe ao empresário manter o correto funcionamento dos espaços.
Análise do funcionamento conjunto dos espaços pela existência de 3 processos, motivação, ação e comunicação, e pela necessidade de manter o sistema produtivo com um funcionamento adequado. Os processos viabilizam o produto pelo movimento ininterrupto: nenhum dos processos pode parar.
A Equipe de Funcionários é analisada dentro dos parâmetros necessários, ou seja, dentro dos Espaços e Processos. É muito importante que a Equipe esteja adequada ao funcionamento dos Espaços e Processos, a fim de atender às exigências produtivas do Sistema da Empresa. Cada funcionário é avaliado tanto individualmente como sendo parte da Equipe.
Avaliação e compatibilidade do Plano de Negócios traçado em relação à situação real, tendo em vista o Sistema Produtivo, Produto e Colaboradores. Este estudo é feito com o uso da Matriz Multidimensional.
São apresentadas as considerações finais e as propostas para atender às metas definidas pelo empresário dentro das possibilidades levantadas pelo Estudo.